Poses do budismo: entenda o significado por trás de cada postura das estátuas de Buda

Saiba interpretar as posições das estátuas de Buda antes de comprar uma

Bons Fluidos Publicado quinta 24 junho, 2021

Saiba interpretar as posições das estátuas de Buda antes de comprar uma
Entenda os significados por trás das diferentes posições das estátuas de Buda - Pexels/ Cottonbro

Você certamente já viu alguma estátua de Buda templos, comércios ou na casa de amigos. No entanto, nem sempre as estátuas da principal figura do budismo são iguais e tem a mesma representação. 

É possível encontrar estátuas de Buda sorridentes, gordos, com as mãos abertas, fechadas e em muitas poses, mas você já parou para se perguntar por que existem estátuas de Buda muito diferentes? Assim como quase tudo no budismo é rodeado de significados, as posições das estátuas deste líder também têm algo por trás. 

Listamos abaixo as principais posições de Buda e seus significados:

+++ Descubra o significado admirável por trás dos olhos fechados de Buda

Buda meditativo

Nesta postura, Buda parece meditar e tem as duas mãos voltadas para cima no colo, com as pernas cruzadas, em uma pose de Lótus Duplo ou uma pose de Lótus Único. Os olhos de Buda também estão normalmente semifechados ou totalmente fechados. Esta posição está associada a concentração e foco. Esta estátua também tem o formato de um triângulo para representar estabilidade, por isso é ótima para pessoas que buscam paz e tranquilidade em suas vidas. 

Buda Sorridente/ Buda Gordo

O Buda Risonho não é, na verdade, o Buda. Ele é um monge chinês admirado, muito conhecido por seus sermões budistas e extremamente popular por conta da sacola cheia de presentes que costumava levar para as crianças que aprendiam o Dharma. Você poderia dizer que ele é como um Papai Noel budista. O Buda Risonho é retratado de várias maneiras, incluindo com os braços acima da cabeça estendendo-se para o céu, segurando um saco sobre o ombro ou simplesmente sentado com a barriga para fora, esperando por uma boa e velha massagem. Este buda representa felicidade, boa sorte e plenitude.

Buda com a mãe esquerda erguida

Esta pose de mão de Buda simboliza um escudo e, portanto, está associado a proteção. A pose também pode representar um segundo significado de superar o medo. Normalmente, o Buda de Proteção está sentado ou em pé com a mão esquerda estendida ou a palma no colo. Este Buda significa coragem e oferece proteção contra o medo, a ilusão e a raiva.

+++ 'Namastê' significa muito mais do que você imagina; conheça sua origem e verdadeiro significado

Buda que toca a terra

Ao visitar templos tailandeses, você notará que essa postura, também chamada de Bhumisparsha, é a mais comum. Ela é representada por Buda com as pernas cruzadas, a mão esquerda no colo e a direita apontando para o chão com a palma voltada para dentro, na direção dele mesmo. Esta pose representa o momento de iluminação de Buda, mas nos seis dias que antecederam a iluminação, ele enfrentou o Demônio da Ilusão, que tornou muito difícil alcançar a iluminação e neste momento ele chamou a Desa da Terra para ajudá-lo, por esse motivo, Buda toca o chão nesta posição. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 18:44:44 (1045217).