Por que Santa Cecília é considerada padroeira dos músicos?

Conheça um pouco da história da figura católica, os milagres que fez em vida e aprenda algumas orações para celebrar o Dia de Santa Cecília

Santa Cecília
Conheça um pouco da história da figura católica, os milagres que fez em vida e aprenda algumas orações para celebrar o Dia de Santa Cecília – Reprodução igrejadoscapuchinhos.org.br/Pintura por Jacques Blanchard

Atualmente, Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos. Mas você sabe por que? Neste 22 de novembro, considerado o dia dela, vamos te contar um pouco de sua história e dos milagres que fez. Além disso, abaixo, você pode conferir algumas orações para celebrar esta data.

Publicidade

Quem foi Santa Cecília em vida?

Primeiramente, vale ressaltar que Santa Cecília não está na Bíblia, isso porque viveu em Roma, no século III, mais especificamente, nos primeiros séculos do cristianismo. O que sabemos, hoje, sobre a figura é baseado em relatos e tradições posteriores.

Sabendo disso, vamos à sua história. Cecília nasceu em uma família romana nobre e pagã. Apesar disso, se converteu ao cristianismo quando era bem jovem, fazendo um voto de castidade – que foi mantido durante toda sua vida. Mais tarde, ela se casou com Valeriano, que acabou convertido. Ademais, ela também converteu seu irmão Tibúrcio, quando pediu para seu marido visitar o Papa Urbano, que se escondia, da perseguição aos cristãos, em uma catacumba, e teve uma visão de um anjo. Depois disso, ambos decidiram se batizar.

Por que Santa Cecília é a padroeira dos músicos?

Santa Cecília é padroeira dos músicos pois, durante seu casamento, cantou para Deus, mesmo em meio às adversidades com sua família pagã. Além disso, ela sabia tocar alguns instrumentos, especialmente um órgão que antecedeu a criação do piano. Por isso, normalmente, é ilustrada tocando um objeto que parece o conhecido atualmente, sendo diferenciado com uma espécie de canos em cima.

Quais foram os milagres de Santa Cecília?

Na perseguição aos cristãos, Cecília acabou sendo pega e condenada à morte por não querer renunciar à sua . Assim, tentaram sufocá-la em um banho quente, mas ela saiu ilesa. Com isso, este torna-se o primeiro milagre em vida. O segundo vem logo em seguida. Já que tentaram decapitá-la três vezes. Ela sobreviveu 72 horas após o ataque, e, durante este tempo, continuou a pregar. Assim, passou a distribuir seus bens aos pobres e pediu que os cristãos transformassem sua casa em uma igreja.

Publicidade

Primeiros sinais de santidade no pós-vida

Durante séculos, seu corpo ficou perdido, mas uma aparição ao Papa Pascoal I, entre os anos 817 e 824, levou ao encontro de seu caixão. O corpo estava sepultado nas catacumbas romanas e intacto. Em 1559, decidiram reabrir e notaram que ela ainda estava preservada, reforçando sua santidade. Então, no século VI, a Igreja Católica decidiu honrar a memória da figura.

Orações à Santa Cecília

Oração de Santa Cecília: Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou, desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos a vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. Amém!”.

Oração pelos músicos: Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou, desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Por vossa intercessão, peço a graça… (Fazer o pedido). Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos a vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. Amém”.

Publicidade