Estudiosos alemães, em uma pesquisa feita pelo Instituto Max Planck para Ciências do Cérebro e Cognitiva Humana (MPI CBS), analisaram os diversos benefícios que a meditação pode trazer à saúde mental humana. Não só instantaneamente, mas também a longo prazo, a prática ajuda a diminuir os efeitos do estresse.
A meditação alivia o estresse a longo prazo
A pesquisa foi feita com a ajuda de nada mais, nada menos, que uma análise feita nos cabelos! É isso mesmo! A concentração de cortisol nos cabelos é considerada uma medida adequada de exposição ao estresse prolongado. O cortisol é um hormônio que liberamos quando enfrentamos estresse, então, ajuda a colocar o corpo em alerta para possível necessidade de gastar mais energia para enfrentar os desafios. Quanto mais tempo dura o estresse, mais a concentração de cortisol.
+++ Mito ou verdade: treinar em jejum faz emagrecer mais rápido?
Para chegar a conclusões concretas, os pesquisadores fizeram as seguintes análises: mediram o nível de estresse dos participantes usando os cabelos. Os fios crescem, em média, 1 centímetros a cada mês, então, foram analisadas as quantidades de cortisol nos cabelos dos voluntários a cada 3 meses, começando do couro cabeludo.
Os participantes faziam três sessões de meditação em 3 meses, cada uma projetada para treinar uma área de habilidade específica. Após 6 meses de tratamento, os resultados já eram vistos: a quantidade de cortisol no cabelo diminuiu em até 25%. Nos primeiros 3 meses, apesar de já ter mostrado certas mudanças, os efeitos não foram tão significativos. Então, os pesquisadores chegaram à conclusão de que apenas um treinamento longo leva aos efeitos de redução do estresse desejados.
+++ Cachorro sem as duas patas ganha o prêmio ”Cão Herói de 2021” pela sua história de superação