Picancia da vida: conheça os simbolismos da pimenta e como usá-la para proteção

Entenda como a pimenta ajuda na proteção do lar e da família

Bons Fluidos Publicado segunda 8 fevereiro, 2021

Entenda como a pimenta ajuda na proteção do lar e da família
Conheça os significados místicos por trás da pimenta - Pexels

Pimentas adicionam um toque especial às receitas e são consumidas por um quarto da população em países de todo o mundo, mas você sabia que elas também são objeto de superstições? Determinadas culturas ao redor do mundo atribuem propriedades sobrenaturais às pimentas e as usam como amuletos. 

Pimentas são arbustos perenes que pertencem à família Capsicum e eram completamente desconhecidos para a maior parte do mundo até que Cristóvão Colombo fez seu caminho para o Novo Mundo em 1492. Com o tempo essa especiaria picante foi se popularizando e o motivo tem a ver com a sua característica de causar sensação de queimação ao ingerí-la. 

+ VEJA TAMBÉM: 5 coisas que você deveria saber sobre o olho grego antes de usá-lo

O ingrediente ativo responsável por essa sensação é um composto chamado capsaicina. Quando ingerida, a capsaicina ativa os receptores de dor cujo propósito é alertar o corpo contra o calor físico perigoso. O consumo de capsaicina ativa os receptores de dor no corpo para enviar um aviso a você de que você potencialmente fez algo um pouco perigoso.

Simbolismo das pimentas

Na Itália, acreditava-se que a pimenta bloqueia os efeitos negativos fofoca de línguas invejosas, ao mesmo tempo que atrai boa sorte. É uma crença que se originou em Nápoles, mas que logo se espalhou pelo resto da Itália e, com o tempo, tornou-se amplamente conhecida pela maioria das culturas ocidentais.
Essa simbologia atribuída às pimentas não é à toa e pode ter relação com a sua capacidade de adormecer a língua e impedir que elas se mexam ao comê-la. 

+ VEJA TAMBÉM: Aves hipnotizantes: sonhar, pensar ou ver corujas pode ter significados no mundo espiritual

Como usar a pimenta para proteção 

O simbolismo das pimentas se popularizou tanto com o passar do tempo que esta especiaria virou amuleto de proteção. É comum ver pessoas em países de todo o mundo utilizando objetos que representem a pimenta com o objetivo de afastar o mau-olhado e a inveja. 
É comum também que pessoas cultivem pimenteiras dentro de suas casas para evitar que energias ruins adentrem o lar e atrapalhe o bem-estar da família. 

Último acesso: 04 Mar 2021 - 16:24:35 (1044332).