espiritualidade   / Caminho da luz

Para iniciantes: meditação budista guiada de 10 minutos pede o despertar do amor divino em tudo e em todos

Escolha um cantinho especial do seu lar e reserve pouco tempo do seu dia para essa prática

Redação Bons Fluidos Publicado sexta 10 julho, 2020

Escolha um cantinho especial do seu lar e reserve pouco tempo do seu dia para essa prática
Meditação guiada é opção interessante para quem quer iniciar na prática - Freepik

A meditação budista, mais do que uma prática religiosa limitada a igreja ou templos, é um exercício que proporciona uma jornada incrível para o autoconhecimento, despertar da mente, relaxamente do corpo e para alcançar a paz e o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Apesar do que muitos falam e pensam, a meditação não consiste em livrar sua mente de todos os pensamentos e deixá-la em um completo 'vácuo'. De modo geral, ela tem como objetivo aquietar a consicência, melhorar a respiração, libertar o praticante de alguns sentimentos frequentes e, dessa forma, promover benefícios à saúde física, espiritual e mental

CAMINHO PARA A ILUMINAÇÃO

De acordo com os budistas, a meditação é um dos melhores métodos para o ser humano no caminho da iluminação, sempre visando a evolução pessoal.

Para os iniciantes da prática, a dica é fácil: comece com as meditações guiadas de apenas 10 minutinhos. Vá aumentando o tempo de forma gradual. No seu tempo. No seu momento!

Alguns aplicativos, inclusive, disponíveis nas plataformas de download, têm ajudado os brasileiros nessa tarefa.

Meditação budista guiada para iniciantes

Encontre um lugar reservado do seu lar, no qual você consiga ficar alguns minutinhos sem ninguém perturbar, coloque uma música de fundo (que tal uma playlist com sons da natureza?), respire e comece!

Com a coluna ereta, sente-se em uma almofada ou cadeira. Encoste na parede se precisar sustentar a coluna. Feche os olhos.

Inspire e expire. Sinta o ar entrando e saindo. Observe o movimento do abdômen subindo quando o ar entra e descendo quando o ar sai.

Escolha um desses pontos e foque só nele. Concentre-se nisto e observe sem interferir.

Se você perder a concentração ou se apegar a um pensamento, simplesmente volte ao seu foco e continue a meditar.

Após cinco minutos de concentração apenas na respiração, abra os olhos e repita o mantra: "Prabhu Aap Jago Paramatma Jago Mere Sarve Jago Sarvatre Jago". Que significa: "Desperte o amor divino em você. Em tudo e em todos os lugares".

Recite a frase por três minutos.

Finalize a meditação budista guiada com mais dois minutos em silêncio, de olhos fechados e prestando atenção na sua respiração.

Levante-se com calma e agradeça ao universo pela prática.

Se durante o processo algum pensamento invadir sua mente, apenas o agradeça por vir, mas mande-o embora logo em seguida, voltando a focar na sua respiração e na sua paz interior. 

Último acesso: 25 Nov 2020 - 05:32:08 (1043048).