Após alta, primeira aparição pública de Papa Francisco já tem data marcada
De acordo com o Vaticano, a participação do religioso nos eventos litúrgicos da Semana Santa irá depender da evolução da saúde

De acordo com o Vaticano, a participação do religioso nos eventos litúrgicos da Semana Santa irá depender da evolução da saúde
Após passar 37 dias internado, em decorrência de uma pneumonia, o Papa Francisco fará sua primeira aparição pública no dia 20 de abril, domingo de Páscoa. De acordo com o Vaticano, o pontífice participará da tradicional bênção ‘urbi et orbi’, na praça de São Pedro.
Na última quinta-feira (27), a Santa Sé divulgou o calendário de cerimônias da Semana Santa, que ocorrerá entre 13 e 27 de abril. A cúpula, no entanto, não confirmou quem chefiará as missas. Além disso, segundo o comunicado, a canonização do Beato Carlo Acutis foi mantida. Esta acontecerá no último domingo do feriado. Entretanto, em comunicado, a Igreja Católica afirmou que a participação do religioso nos eventos litúrgicos irá depender do seu bem-estar. “Será necessário acompanhar a evolução das condições de saúde do Papa nas próximas semanas para avaliar sua possível presença nos ritos da Semana Santa”, informou.
No último domingo (23), o Papa Francisco recebeu alta e retornou ao Vaticano depois de ficar cinco semanas internado. Na ocasião, o pontífice apareceu em uma janela no Hospital Gemelli, em Roma e, mesmo com dificuldade para falar, agradeceu aos três mil fiéis presentes.
De acordo com o último boletim divulgado, o pontífice ficará em repouso por mais dois meses. “Continua entre terapia farmacológica, fisioterapia motora e respiratória (esta última em particular para a recuperação de sua voz)”, diz o comunicado oficial.
*Texto sob orientação de Helena Gomes