Papa durante 26 anos, conheça a história de São João Paulo II e algumas orações para o santo

"São João Paulo II foi um dom extraordinário do Senhor à Igreja", afirmou o Papa Francisco sobre seu antecessor

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 23 outubro, 2020

Papa durante 26 anos, conheça a história de São João Paulo II e algumas orações para o santo - Pixabay

O polonês Karol Jósef Wojtyla, nascido em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice, foi uma das figuras contemporâneas mais importantes para a igreja católica: o Papa João Paulo II.

Teve um início de vida conturbado. Perdeu seu pai, sua mãe e seus dois irmãos mais velhos, ficando completamente sozinho quando tinha apenas 21 anos de idade. Jovem, ingressou na escola de teatro da Universidade Jagellonica. Em 1939, o local foi invadido e fechado soldados nazistas. Com medo de ser levado para a Alemanha, Karol começou a trabalhar em uma indústria química, porém, manteve os estudos clandestinamente.

+ VEJA: 16 de outubro - Dia de Santa Edwiges; conheça a história e orações para a padroeira dos endividados

Ingressou no curso de teologia após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se, em 1946, sacerdote. Em Roma, capital da Itália, Karol ainda manteve de pé seu lado acadêmico e conquistou o título de Doutor em teologia

Em 1958, 1964 e 1967, respectivamente, o religioso atingiu os títulos de Bispo, Arcebispo de Cracóvia e, por fim, Cardeal, nomeado pelo Papa Paulo VI.

Já aos 58 anos de idade, mais especificamente no dia 16 de outubro de 1978, Karol Jósef Wojtyla foi escolhido para ser o mais novo Papa da Igreja Católica. A partir deste dia, passou a ser João Paulo II. Fora 26 anos como líder cristão. Dentre seus feitos, a criação da Jornada Mundial da Juventude, em 1985, incentivou jovens de todo mundo a seguir e atuar no caminho da fé, além de promover uma comunicação e conexão entre os mesmos.

+ VEJA: DICA PARA AFASTAR ENERGIAS NEGATIVAS: Não dê chance à raiva e à inveja

João Paulo II, que faleceu no dia 2 de abril de 2005, aos 85 anos de idade, teve seu processo de beatificação iniciado 26 dias após sua morte. Karol, que sofria de Mal de Parkinson, rezou para uma freira que tinha a mesma doença. Milagrosamente, a religiosa foi curada. Em 2011, é finalizado o processo, então passamos a reconhecer o falecido Papa como São João Paulo II, que recebeu o 22 de outubro, ontem, como sua data comemorativa.

Recentemente, o atual Papa, Francisco, declarou sobre seu antecessor: "São João Paulo II foi um dom extraordinário do Senhor à Igreja".

Confira algumas orações para São João Paulo II:

ORAÇÃO 1:

Ó São João Paulo II , da janela do céu, dá-nos a tua bênção! Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus! Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra. Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra. São João Paulo II, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família. Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz. Ó São João Paulo II, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a bênção de Deus! Amém!

ORAÇÃO 2:

"Deus, nosso Pai, a fim de voltarmos para vós, devemos encontrar vossa misericórdia, vosso paciente amor que em Vós não conhece limites. Infinita é a vossa prontidão em perdoar os nossos pecados assim como inefável é o sacrifício de vosso Filho. Com confiança pedimos, pela intercessão de São João Paulo II, que nos concedais esta graça. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

Último acesso: 25 Nov 2020 - 07:18:58 (1043676).