‘O santo não bateu’: qual o significado espiritual desta sensação?

Como explicar o desconforto aparente diante de alguém que mal conhecemos? Veja as possíveis causas

santo-não-bateu
O que significa quando ‘o santo não bateu?’ – Foto: depositphotos.com / IgorVetushko

“O santo não bateu”. Vez por outra, ouvimos (ou dizemos) esta frase diante de alguém que mal conhecemos. Inicialmente, no primeiro contato, a sensação é de repulsa, irritação. Depois, verbalizamos o descontentamento. No entanto, o que significa?

Publicidade

“O santo não bateu”: explicação científica

De acordo com estudos científicos, o sentimento de antipatia sem motivo aparente pode ser resultado de associações subconscientes feitas pelo nosso cérebro. Quando alguém nos lembra de experiências ou pessoas negativas do passado, o cérebro pode acionar um mecanismo de defesa automática. Essa resposta está vinculada ao Sistema Límbico, uma parte do cérebro que participa do processamento de emoções e memórias.

Dentro desse sistema, a Amígdala desempenha um papel crucial. Essa região do cérebro é responsável por armazenar experiências emocionais e emitir sinais de alerta quando situações similares são identificadas. Portanto, quando encontramos alguém que nos faz recordar momentos desagradáveis, a amígdala pode desencadear uma reação de autopreservação. Assim, isso nos leva a evitar ou rejeitar essa pessoa.

O que a espiritualidade diz?

Além das explicações científicas, a espiritualidade oferece outro ponto de vista. Em algumas doutrinas, acredita-se que cada indivíduo emite um certo tipo de energia que pode ser positiva ou negativa. Quando nos sentimos desconfortáveis na presença de alguém, pode ser um indício de que aquela pessoa está emitindo energias que não ressoam bem conosco.

Especialistas em espiritualidade sugerem que pessoas com energias negativas podem gerar uma sensação de cansaço ou tensões físicas quando estamos perto delas. Essa percepção pode, assim, justificar o “santo não bateu”, mesmo que não se consiga relacionar diretamente a sensação a um evento ou comportamento específico.

Publicidade

Quando o ‘santo não bate’, muitas vezes temos a impressão de que nossa intuição está tentando dizer algo sobre aquela pessoa. Esta sensação tem como base experiências e padrões subconscientes. Ou, em alguns casos, há quem acredite que a intuição vem com um entendimento mais profundo, de uma conexão com o universo ou o divino.

Muitas pessoas relatam experiências em que sentem uma “voz interior” ou um “instinto” que as guia em momentos de decisão, sugerindo que a intuição espiritual pode ser uma forma de sabedoria interna que todos possuímos.

 

Publicidade