O poder da natureza: farmacêutico homeopata ensina como dar um 'boost' na saúde de forma natural durante o inverno

Aprenda a usar as plantinhas para aliviar dores, sintomas de resfriados e até mesmo para aumentar a imunidade

Marina Pastorelli Publicado segunda 6 julho, 2020

Aprenda a usar as plantinhas para aliviar dores, sintomas de resfriados e até mesmo para aumentar a imunidade
Use a natureza a favor da sua saúde com as dicas do farmacêutico homeopata Jamar Tejada - Freepik

O inverno traz consigo temperaturas mais frias e o ar mais seco, que podem causar diversos desconfortos em pessoas de todas as idades.

Sintomas como nariz escorrendo, espirros recorrentes, tosses secas e rachaduras na pele são acentuados nesta época e fazem com que os dias sejam menos agradáveis. Para aliviar essas sensações, a primeira ideia de muita gente é correr para a caixinha de primeiros socorros dentro de casa para pegar um remédio daqueles bem potentes.

Mas será que isso é necessário?

Conversamos com o farmacêutico homeopata Jamar Tejada e o especialista quando o assunto é o 'poder da natureza no nosso organismo' mostrou que nem sempre precisamos recorrer diretamente a esses compostos químicos durante a época mais fria do ano.

PELE RACHADA

No inverno, com o tempo seco, algumas áreas do nosso corpo costumam ficar tão ressecadas que chegam a rachar, causando dores e desconfortos (na maioria das vezes, em regiões como o nariz, a boca e as mãos).

Nesses casos, as plantinhas podem, sim nos ajudar!

"Algumas ervas têm em sua composição ativos antioxidantes que ajudam na diminuição dos radicais livres. Os radicais livres agem diretamente sob nosso corpo acelerando o processo de envelhecimento. Na pele, agem diretamente sobre o colágeno e toda a estrutura de sustentação. Ervas como camomila, melissa, chá verde, chá preto e sálvia contêm polifenóis que atuam contra os efeitos do tempo e até mesmo no ressecamento causado pelo frio", revelou Jamar Tejada.

Os ativos dessas ervas podem ser ingeridos na forma de chá ou infusão, ou então aplicadas diretamente sobre a pele como nas receita abaixo:

1) Massagem e esfoliação com esferas de chá preto e óleo essencial de camomila

"Faça uma esfoliação com a mistura da borra do chá preto que foi utilizado no preparo de seu chá com duas gotas de óleo essencial de camomila realizando movimentos circulares para ativar a microcirculação, deixando a superfície da pele com melhor viço e textura, também dimuindo o inchado. Para melhores resultados faça a esfoliação uma vez por semana".

2) Máscara com chá de melissa e hortelã

"Essa máscara ajuda a clarear manchas, suaviza irritações, trata acne e hidrata a pele.

Misture o conteúdo dos saquinhos de chás das duas ervas já utilizadas com um pouco de iogurte natural. Aplique a pastinha formada pela face e também na área do olhos para amenizar as olheiras e deixe agir por uns 20 minutos, podendo aplicar diariamente se preferir. Além de hidratar e diminuir a aparência de cansaço, a máscara tem ação hidratante e calmante".

 

ADEUS, SINTOMAS DE GRIPE

Para os sintomas mais comuns (nariz entupido, tosse, espirros, etc), não é preciso ingerir os famosos anti-gripais. Uma infusão de ervas pode ser ainda mais potente do que eles, porque atuam em diversas áreas do nosso organismo.

"Para expectorar você pode preparar infusão com assa peixe, agrião, limão bravo, bálsamo de tolu, mastruço e jatobá. Além disso, por estar aquecido, os liquidos quentes ajudam a soltar as secreções nos seios paranasais, fazendo com que o muco flua mais livremente", indicou o especialista.

"Para o fim da tosse uma boa mistura é o preparo de infusão de eucalipto e abacaxi. O eucalipto tem propriedades antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres e o ativo decineol, que é um composto que funciona como um expectorante para combater infecções respiratórias e aliviar a tosse.  As pomadas manipuladas com este óleo também podem ser aplicadas na área do nariz e peito para aliviar e congestão e soltar o catarro. Já as folhas frescas ou secas de eucalipto podem ser usadas no preparo de chás e gargarejo de água morna para aliviar uma dor de garganta. Faça um chá de eucalipto fervendo de 2 g a 4 g de folhas secas em uma xícara de água por cerca de 10 a 1 5 minutos. Beba o chá até três vezes ao dia. Já o abacaxi ajuda a acalmar a tosse e tem ação expectorante. Para isso, basta aquecer um copo de água, adicionar 3 colheres de sopa do suco de abacaxi e duas colheres de sopa de sobremesa de mel. Beber ainda quente, antes de dormir. A fruta ainda ajuda a contribuir com efeito anti-inflamatório, principalmente quando se refere a problemas nasais", completou ele.

 

ERVAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

As ervas têm o poder de atuar no campo emocional, além de curar o corpo físico, fazendo com que, assim, a imunidade do organismo aumente.

"Toda planta possui em sua composição diversos fitonutrientes que agem sobre os mais diferentes sintomas e problemas da nossa saúde, mas  a grande vantagem das plantas sobre os medicamentos alopáticos é que elas podem agir sobre os problemas mais sutis dos homens, como os problemas emocionais, temos como exemplo os florais de Bach, que são “medicamentos” preparados à base de flores que tratam essas energias sutis, melhorando nossas emoções e assim respondendo positivamente diretamente na nossa imunidade. Uma pessoa equilibrada energeticamente responde com um corpo saudável".

 

PODER DAS PLANTINHAS NO DIA-A-DIA

O inverno deste 2020 veio com uma particularidade, infelizmente. Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, a estação mais fria do ano chegou também carregada de medo e inseguranças. Por 'trazer consigo' os famosos sintomas de resfriado, muitas pessoas podem confundi-los com os sintomas da COVID-19.

Nos últimos meses, sintomas de ansiedade, depressão e estresse mais do que dobraram na população brasileira e Jamar Tejada revelou que algumas ervas podem ser usadas para reverter essas questões emocionais.

"Existe uma verdadeira farmácia na natureza à disposição de todos. Existem plantas medicinais que agem sobre a ansiedade, depressão e insônia, acalmando os nervos e melhorando nosso bem estar. Passiflora, melissa e camomila têm conhecida ação calmante; valeriana tem potente ação sobre a insônia; kawa kawa, hipérico; e mulungu ação anti-depressiva. Porém todas essas plantas podem exacerbar ou anular os efeitos de quem faz uso de medicamentos ansiolíticos, indutores do sono, entre outros. Sempre questione seu médico e farmacêutico sobre as interações".

Último acesso: 05 Aug 2020 - 14:05:47 (1043009).