Ícone do site

Nossa Senhora dos Impossíveis: a devoção à Maria que acontece em Juiz de Fora e no Nordeste

Published 04/02/2025
Nossa-Senhora-dos-Impossíveis

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Nossa Senhora dos Impossíveis, já que a celebração acontece em Juiz de Fora e no Rio Grande do Norte - Reprodução Instagram/@paroquia_dos_impossiveis

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Nossa Senhora dos Impossíveis, e isso é porque a celebração acontece em apenas algumas partes do Brasil, como Juiz de Fora e Rio Grande do Norte. Abaixo, vamos te contar mais detalhes sobre ela. Confira:

Por que o nome Nossa Senhora dos Impossíveis?

Tudo começou quando um português trouxe a fé de Nossa Senhora dos Impossíveis ao Brasil. Quando o Padre Pierre Mauricio de Almeida Cantarino descobriu a devoção, decidiu levá-la para Juiz de Fora. Assim como acontece normalmente, a representação é de Maria e o nome justifica-se por ela ter realizado três feitos considerados impossíveis pela humanidade. O primeiro é não pecar, o segundo ser Virgem, e o terceiro é por ela ser mãe de Deus. Ademais, há quem explique o título pela ajuda que ela dá ao ser humano através dos milagres.

Quando acontece a comemoração?

Juiz de Fora reserva alguns dias do primeiro mês do ano para celebrá-la, mas dizem que a data certa é 18 de janeiro. As comemorações também acontecem através das Missas do Impossível, na Igreja São José. Já na parte Nordeste do país, diversos santuários também celebram o momento.

Como se representa?

Assim como as outras Nossas Senhoras, a dos Impossíveis possui um cetro e uma coroa. Ela segura o menino Jesus – que também está coroado – no braço esquerdo. Ambos os objetos da cabeça fazem alusão à realeza das duas figuras importantes para a Igreja Católica. E, por fim, sob os pés dela, estão três anjos.

Oração à Nossa Senhora dos Impossíveis

Para orar à esta representação de Maria, faça a prece abaixo:

Ó Incomparável Senhora dos Impossíveis, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e querido Jesus Cristo. Virgem bendita, dê proteção a mim e a minha família das doenças, da fome, assalto, raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora, dirige-nos em todos os negócios Espirituais e Temporais. Amém”.

Sair da versão mobile