Em 3 de fevereiro celebramos São Brás, o Santo protetor da garganta. Brás nasceu na Armênia e era médico, sacerdote e muito ligado aos pobres e aos cristãos perseguidos. Devido à sua doçura e hospitalidade com todos, foi eleito bispo da cidade de Sebasta, na Capadócia, no século III.
São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino.
A história explica que São Brás é o protetor da garganta devido a um milagre atribuído a ele. No momento em que ele estava sendo levado preso, uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosamente, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.
+++ Papa Francisco caracteriza fake news sobre covid-19 como violação dos direitos humanos
São Brás foi preso e, em 316, foi degolado. Seu milagre da garganta é recordado no dia 3 de fevereiro, durante as celebrações, em que o sacerdote abençoa a garganta dos fiéis com duas velas cruzadas.
Oração para São Brás
“Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém.”
Benção de São Brás
“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”