Mais do que sorte! Entenda porquê o trevo de quatro folhas tem poderes místicos

Conheça as origens e significados que envolvem o amuleto da sorte mais famoso da história

Bons Fluidos Publicado terça 15 setembro, 2020

Conheça as origens e significados que envolvem o amuleto da sorte mais famoso da história
Conheça os poderes místicos do amuleto da sorte mais famoso - Pexels/ Djalma Paiva

A crença em torno do trevo de quatro folhas é uma das superstições mais populares entre povos de todo o mundo e sua utilização como amuleto da sorte é praticada há milênios. 

Como quase toda superstição popular, é muito difícil saber de onde vem a crença de que o trevo de quatro folhas é um amuleto da sorte, no entanto, algumas histórias passadas de geração em geração tentam explicar como e porquê surgiu a crença nos potenciais místicos desta planta. 

+ VEJA TAMBÉM: 'Namastê' significa muito mais do que você imagina; conheça sua origem e verdadeiro significado

O que poucas pessoas sabem é que, além das superstições, o trevo oferece benefícios no mundo físico, já que ele é rico em proteínas e fibras podendo ser incorporado em saladas e vitaminas.

Entre os herbalistas, o trevo vermelho é reverenciado como um antioxidante que combate o câncer. Ele também é muito apreciado por agricultores já que auxilia outras safras ao fixar o nitrogênio no solo.

Por que acredita-se tanto no poder do trevo de quatro folhas?

Diz a lenda que, enquanto Adão e Eva estavam sendo expulsos para fora do Jardim do Éden, Eva arrancou um trevo de quatro folhas para carregá-la como um souvenir do Paraíso. 

Também sabe-se que os druidas, sacerdotes que desempenhavam grande influência sobre a sociedade celta, que ocupou parte do oeste da Europa a partir do segundo milênio antes de Cristo, acreditavam que os trevos de quatro folhas permitiam a visualização de demônios. Eles foram os primeiros povos a acreditar no potencial mágico dos trevos. 

Outra explicação que justifica a crença no trevo é que existe apenas 1 trevo de quatro folhas para 10.000 trevos de três folhas, ou seja, eles são muito raros e encontra-los não é uma tarefa fácil. Diz-se que se você tiver sorte o suficiente para encontrar um trevo de quatro folhas, poderá ver um futuro de boa sorte pela frente.

Além de ser extremamente raro encontrar a versão de quatro folhas, o número 4 possui significados místicos e envolve muitas simbologias para espiritualistas e numerólogos. O quatro está presente em diversas características da natureza como, por exemplo, as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), nos elementos da natureza (água, fogo, ar e terra) e nas fases da Lua (nova, crescente, cheia e minguante).

Último acesso: 30 Nov 2020 - 01:02:33 (1043429).