Mahashivaratri: prepare-se para a noite de purificação mais poderosa do ano

Um momento poderoso de limpeza de padrões e desenvolvimento espiritual para aqueles que buscam o seu caminho verdadeiro

Mahashivaratri
A noite de quarta (26) para quinta-feira (27) marca o Mahashivaratri, a Grande Noite de Shiva, o que faz dela a mais importante, talvez, dos próximos meses – Canva Equipes/reddees Images//claudiodivizia

A noite de quarta (26) para quinta-feira (27) marca o Mahashivaratri, a Grande Noite de Shiva, o que faz dela a mais importante, talvez, dos próximos meses. Um momento poderoso de purificação, limpeza de padrões e desenvolvimento espiritual para aqueles que buscam o seu caminho verdadeiro. Sabe quando falamos em buscar a verdade ou o propósito? Pois bem, este mesmo tem tudo para trazer respostas, seja através de uma meditação, sonhos ou uma mensagem noturna que prova algo para você. Veja mais sobre esta noite através da explicação da professora de Yoga, Luiza Carisio.

Publicidade

Panchang, o calendário hindu

Primeiramente, é importante ressaltar que o calendário hindu, chamado Panchang, é diferente do que usamos, o gregoriano. Ele é um calendário lunissolar hindu e sua composição é feita do conjunto de vários outros calendários lunissolares das regiões da Índia.

Faz sentido e é um pouco confuso, por quê? Isso tem a ver com a emancipação da Índia, da colonização britânica e a união de várias tribos e tradições em um mesmo sistema, em um único e poderoso país. Para ninguém se sentir prejudicado – dado que essas tradições e ritos ocorrem de acordo com esses calendários próprios – o calendário hindu oficial tenta abraçar todas essas especificidades. Isso diz respeito à história desse país maravilhoso que compartilha conosco, o Ocidente, tanta riqueza nessa esfera espiritual. Essa dimensão, a espiritualidade indiana, desempenha enorme poder político na Índia. Por isso, é importante nós, que compartilhamos sem estarmos inseridos na cultura, buscarmos ser o mais fiéis possível à todas as tradições.

O mês na Índia

Os meses na Índia, em geral, também têm 30 dias, e eles podem começar na Lua Nova ou na Lua Cheia, dependendo da região ou da tradição que se segue no lugar. Ademais, eles são separados em duas partes. Krishna Paksha, ou Vadya Paksha, é o tempo escuro. Eles dão esse nome ao período de 15 dias, depois de Purnima (Lua Cheia), quando a Lua vai perdendo a luz até chegar o Amavasya (Lua Nova). Dependendo da região, Norte ou Sul, eles contam os meses a partir de Purnima ou Amavasya. Já a outra parte é a luminosa do mês, chamada Shukla Paksha ou Gaura Paksha. Paksha significa “face”. Um mês tem 30 dias cada face (Paksha) tem 15 dias.

Noite de purificação

Sabendo disso, agora, vamos voltar à noite de quarta para quinta. Ela marca a mudança da Lua Minguante para a Lua Nova. E sabemos que a Lua Minguante nos convida a desaguar o que não nos serve mais. Sabe aquela água suja que fica depois de lavar roupa ou tomar um banho de banheira? Aquilo, que transbordou na Lua Cheia, foi iluminado, já saiu. O que restou é essa sujeira que em Krishna Paksha, essa fase escura, entramos em contato.

As sombras

Então seriam nossas sombras os aspectos do ego que nos aprisionam, de certa maneira, de quem somos de verdade? Sabe aquela vaidade de ser reconhecido, de buscar validação ou a carência que te sujeita à relações inseguras e muitas vezes tóxicas? O medo da rejeição? Somos tantas coisas que não são legais, quanto as que são lindas e luminosas.

Parte do trabalho da vida é reconhecer isso, ou seja, trazer consciência. A outra é não mais permitir a separação da mesma com o resto, que é divino. Ser inteiramente humano nos faz perceber que somos inteiramente divinos também. Essa noite é um lembrete desse trabalho, um chamado para não se esquecer disso e refletir sobre seu caminho e seu caminhar até agora.

A importância da celebração

É um festival importante para os hindus, pois é símbolo da União Sagrada entre Shiva (Consciência) e Shakti (o Poder da Consciência Manifestada na matéria). Veja o poder disso, unir essas partes que somos. Tem muitas histórias associadas ao mito dessa comemoração. Muitos acreditam que é uma celebração de quando Shiva, depois de anos em meditação, aceita e se casa com Maa Parvati e eles se tornam ShivShakti. Ou também, quando ele realizou sua dança cósmica Tandav, responsável pela criação, preservação e destruição do Universo. Ou, celebra a noite que ele tomou o Hallal, veneno que tinha um poder colossal de destruir todo o Universo. Para proteger Shiva, Parvati usou seus poderes e manteve o veneno na garganta de Shiva, o que a deixou azul e ele passou a ser chamado de Neelkanth.

Publicidade

Em todas essas histórias, um ensinamento vem à tona. De toda maneira, há também uma explicação para as mentes que buscam uma razão para cada coisa. No hemisfério norte, nesse período, se experimenta muito frio. Para poupar energias, essa noite é também de preservação. Os devotos ficam em oração e meditação, fazem jejum e se mantêm acordados para o ritual. A comunidade se une, ou o devoto faz sozinho, mas todos se mantêm unidos nessa busca por Shiva, por louvar Shiva.

Isso significa que hoje, o festival não é apenas para hindus. Devotos de Lorde Shiva de todo o mundo celebram Mahashivaratri. Aqueles que buscam por Ele, buscam a Verdade. O grande Yogi te convida a celebrar também, esse encontro com Ele e, portanto, consigo. Faça do seu jeito, medite, escute mantras de Shiva, escreva, ou só fique em silêncio. Siga sua intuição, sem cobrança.

Legenda de palavras

Mahashivaratri acontece no Chaturdashi Tithi do Krishna Paksha do mês de Magha (ou Phalguna)

Publicidade

Chatur= 4

Dashi= 10

Chaturdashi= 14°

Publicidade

Tithi= dia lunar

Maha= grande

Ratri= noite

Krishna= escuro

Paksha= face/parte

Tradução: Mahashivaratri acontece no 14° dia lunar da parte escura do mês de Magha ou Phalguna (calendário hindu lunissolar)

Om Namah Shivaya!

*Matéria feita em parceira com Luiza Carisio

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.