espiritualidade   / Símbolos sagrados

Lar abençoado! Entenda porquê mandalas são importantes para a composição do ambiente

Entenda os simbolismos e para quê servem as mandalas

Bons Fluidos Publicado segunda 19 abril, 2021

Entenda os simbolismos e para quê servem as mandalas
Entenda o significado das mandalas e porquê tê-las em casa - Pexels

Se você já pesquisou sobre símbolos e filosofias asiáticas, provavelmente já se deparou com uma mandala. Elas geralmente ficam penduradas na parede ou sobre móveis como um objeto de decoração, no entanto, embora tenha desenhos charmosos que colorem qualquer ambiente, seu uso não se restringe a ornamentar salas ou quartos. 

As mandalas são símbolos com significados profundos e utilizado em culturas hindu ou budista com propósitos e finalidades específicas. Acredita-se que elas representam diferentes aspectos do universo e são usadas como instrumentos de meditação e símbolos de oração, principalmente na China, no Japão e no Tibete.

+ VEJA TAMBÉM: Foco e concentração: estes 6 objetos irão te ajudar a meditar melhor

O que é uma mandala

Em sânscrito, a palavra mandala significa “círculo” ou “objeto discoide” e se caracteriza como um desenho geométrico cercado de significados. De forma mais detalhada, podemos dizer que as mandalas são círculos desenhados em um quadrado e dispostos em seções organizadas em torno de um único ponto central. É possível encontrar mandalas feitas em papel, tecido ou areia, com os desenhos feitos com tinta, linhas ou pedras. 

Mandalas são usadas para uma variedade de tradições religiosas, meditação e contextos modernos. A mandala tibetana tradicional, encontrada no budismo, retrata o estado iluminado de Buda por meio da arte na areia, ela demora dias e até semanas para ficar pronta e logo depois de concluído, é destruído para se alinhar com a crença budista de que nada é permanente.

+ VEJA TAMBÉM: Guardiões da Terra! Conheça as simbologias associadas aos gaviões, a espécie com a melhor visão no reino animal

No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao observar uma mandala e prosseguir em direção ao seu centro, você é guiado pelo processo cósmico de transformar o universo de sofrimento em alegria e felicidade. Fora do contexto religioso, na prática do yoga, por exemplo, a mandala representa um espaço sagrado para a prática - não é à toa que alguns estúdios têm mandalas penduradas ou desenhadas nas paredes. 

Assim como nos estúdios, as mandalas podem ser símbolos poderosos dentro de casa e ajudar a manter o ambiente harmônico e livre de influências externas. Manter uma mandala sempre próximo de sua visão irá permitir que o símbolo de guie para um local de paz e felicidade.

 

Último acesso: 22 Oct 2021 - 10:36:03 (1044782).