espiritualidade   / Líder religioso

''É preciso educar os corações'': confira 10 ensinamentos do líder espiritual Dalai Lama

Reflita a respeito das frases famosas do ancião espiritual Tenzin Gyatso, o 14º e atual Dalai Lama

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 8 janeiro, 2021

Reflita a respeito das frases famosas do ancião espiritual Tenzin Gyatso, o 14º e atual Dalai Lama
''O próposito da vida é ser feliz'': confira 10 ensinamentos do líder espiritual Dalai lama - Photo by Chris Weeks/Getty Images for The Lourdes Foundation

Aos 85 anos de idade, o líder espiritual Dalai Lama continua sendo um grande ancião oriental para a sociedade como um todo.

+ VEJA: Erva da verdade: conheça os poderes ocultos do manjericão e descubra se alguém está mentindo para você utilizando esta planta

+ VEJA: Halu Gamashi fala de saúde e da necessidade de mantermos o máximo de estabilidade possível em 2021

Tenzin Gyatso, nome do 14º e atual Dalai Lama, é o considerado a reencarnação da compaixão de Buda, para o benefício de todos os seres que o seguem, e de uma linhagem de mestres de darma, conceito-chave com múltiplos significados nas religiões indianas, como o hinduísmo, budismo, siquismo e jainismo.

Além disso, o atual Dalai Lama é monge e geshe, uma espécie de doutor em filosofia budista. Foi agraciado com mais de cem títulos honoris causa e também o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete.

Pensando na trajetória do líder espiritual, decidimos reunir para vocês 10 frases famosas de Dalai Lama para refletir. Confira:

1 - "Eu acredito que o propósito da vida é ser feliz".

2 - "Acreditamos na lei da casualidade. Se você tem ações corretas, resultados positivos vêm. Se você tem ações erradas, coisas ruins vêm. Então, por causa da lei da casualidade, se você tem ações erradas, Buda não poderá salvá-lo. Buda ensinou: 'Vou lhe mostrar o caminho para o Nirvana (libertação de todo o sofrimento), mas se você pode atingi-lo ou não, é uma escolha sua'. Você é seu próprio mestre".

3 - "A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância".

4 - "Se vamos ou não vamos atingir a paz mundial, não temos outra escolha a não ser trabalhar para isso. Se nossas mentes estiverem dominadas pela raiva, vamos perder a melhor parte da inteligência humana: a sabedoria, a habilidade de decidir entre o certo e o errado. A raiva é um dos problemas mais sérios que o mundo enfrenta hoje".

5 - "O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade".

6 - "Se falharmos em encontrar uma maneira de levantar nosso espírito, há perigo de afundar mais ainda em nossa sensação de incapacidade. Isso pode fazer com que acreditemos que não temos capacidade para fazer nenhum bem. Então, criamos condições para o desespero".

7 - "Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranquilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade".

8 - "Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações".

9 - "A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito".

10 - "Desde o momento do nosso nascimento, estamos sob o cuidado e a bondade dos nossos pais. Mais tarde, na vida, quando enfrentamos o sofrimento de doenças ou da idade avançada, novamente dependemos da bondade dos outros. Se no começo e no fim das nossas vidas dependemos da bondade dos outros, porque não devemos agir de forma bondosa no meio?".

Último acesso: 16 Jan 2021 - 11:41:07 (1044143).