Publicidade

Domingo de Ramos abre as portas da Semana Santa e nos mostra a humildade e grandiosidade de Cristo

Conheça o verdadeiro significado da celebração do Domingo de Ramos e como esta data é importante no cristianismo

Domingo de Ceia será celebrado neste dia 28 – Pixabay

Neste domingo, 28, cristãos celebram o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, um evento que ocorreu uma semana antes da morte e ressurreição do Senhor. Na ocasião, Jesus surge montado em um jumentinho, simbolizando sua simplicidade, e é aclamado pelo povo simples da região. 

Publicidade

O relato bíblico deste evento pode ser encontrado em todos os quatro Evangelhos: Mateus 21: 1-11; Marcos 11: 1-11; Lucas 19: 28-44; e João 12: 12-19.

Este povo estava maravilhado com Cristo porque já ouviram falar dos milagres e maravilhas Dele e tinha a expectativa de que Jesus seria um líder político e social que os livraria das mãos de Israel, no entanto, Cristo não veio para ser um líder temporal, mas sim para livrar a raiz dos males e do pecado.

+ VEJA TAMBÉM: ”Planta em meu coração a semente do amor incondicional”; alivie as angústias com esta oração poderosa

Jesus, no entanto, conhecia o coração do povo e não se iludiu com os aplausos. Sua entrada na cidade, na verdade, foi um prelúdio de sua morte porque Cristo entrou em Jerusalém para entregar-se como oferta ao Pai. Uma semana depois, da mesma forma que este povo o acolheu, muitos viraram as costas e Cristo foi sacrificado na cruz.  

Publicidade

Qual a importância do Domingo de Ramos para o cristianismo?

Domingo de Ramos, ou Domingo da Paixão, como é referido em algumas igrejas cristãs, é o sexto domingo da Quaresma e o último domingo antes da Páscoa. Adoradores comemoram a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. A celebração é uma festa móvel, o que significa que a data muda todos os anos com base no calendário litúrgico e sempre cai uma semana antes do Domingo de Páscoa.

Nesse dia, os cristãos também se lembram da morte sacrificial de Cristo na cruz, louvam a Deus pelo dom da salvação e olham com expectativa para a segunda vinda do Senhor.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Emissários de Deus: espiritualista indica 3 formas de atrair os anjos para sua casa; veja como

Muitas igrejas, incluindo tradições luterana, católica romana, metodista, anglicana, ortodoxa oriental, morávia e reformada, distribuem ramos de palmeira para a congregação no Domingo de Ramos para as observâncias habituais. Essas observâncias incluem a leitura do relato da entrada de Cristo em Jerusalém, o transporte e o agitar de ramos de palmeira em procissão, a bênção de palmeiras, o canto de hinos tradicionais e a confecção de pequenas cruzes com folhas de palmeira.

Em algumas tradições, os adoradores levam para casa e exibem seus ramos de palmeira perto de uma cruz ou crucifixo, ou pressionam-nos em sua Bíblia até a época da Quaresma do próximo ano. Algumas igrejas colocarão cestas de coleta para recolher as folhas de palmeira velhas a serem queimadas na terça-feira de carnaval do ano seguinte e usadas nos cultos da quarta-feira de cinzas do dia seguinte.

Publicidade

O Domingo de Ramos também marca o início da Semana Santa, uma semana solene com foco nos dias finais da vida de Jesus. A Semana Santa culmina no Domingo de Páscoa, o feriado mais importante do Cristianismo.

 

Publicidade