espiritualidade   / Para manter a paz

DICA PARA AFASTAR ENERGIAS NEGATIVAS: Não dê chance à raiva e à inveja

As negatividades interiores são mais perigosas e nocivas à nossa felicidade do que as exteriores

Texto de Monja Pälsang para a Coleção CARAS ZEN adaptado por Marina Pastorelli Publicado quarta 14 outubro, 2020

As negatividades interiores são mais perigosas e nocivas à nossa felicidade do que as exteriores
Existem dois tipos de energias negativas: as exteriores e as interiores - Pexels

"Existem dois tipos de energias negativas, as exteriores e as interiores. As negatividades interiores são mais perigosas e nocivas à nossa felicidade do que as exteriores. Por exemplo, a raiva é uma imensa fonte de energias negativas, tanto para nós quanto para aqueles com quem convivemos. Ressentimento, reações vingativas e falta de paciência são muito prejudiciais. Por isso Buda nos aconselha a sempre examinar nosso coração e o tipo de mente que estamos desenvolvendo. Mentes negativas atraem energias da mesma sintonia. O melhor método para afastar energias negativas é combater a raiva dentro de nós e cultivar atitudes compassivas.

+++ DICA PARA AFASTAR ENERGIAS NEGATIVAS: saiba como limpar seu corpo de dentro pra fora com o Yoga

  • Comece observando sua mente, tente identificar a raiva quando ela está surgindo, antes que se torne um incêndio de grandes proporções. Ela aprece quando prestamos atenção nos defeitos de uma pessoa ou de uma situação. Devemmos interromper essa atenção imprópria. Não são as pessoas que possuem defeitos, mas sim suas mentes carregadas de sentimentos, como a raiva, o apego, a inveja ou o orgulho. Esses são nossos verdadeiros inimigos e que devemos combater também em nós mesmos. Da mesma forma que não acusamos um céu repleto de nuvens de despejar chuva e trovões, não deveríamos nos surpreender que uma pessoa atacada por raiva e outras desilusões aja de maneira errada. Pensando assim, poderemos nos acalmar e desviar nossa atenção para pensamentos mais positivos. Buda ensinou muitos métodos para combatermos mentes negativas.
     
  • Outra fonte perigosa de energia negativa é falar mal dos outros. Buda diz: "Não olhe para os defeitos dos outros, olhe para os seus e procure corrigi-los. Não olhe para suas qualidades, olhe para as qualidades dos outros e procure elogiá-los". Nossa fala pode ser uma arma ou um remédio para as pessoas com as quais convivemos. Se soubermos beneficiar os outros, colheremos resultados extremamente virtuosos. Esse carma positivo nos protegerá contra qualquer negatividade".

 Texto de Monja Pälsang para a Coleção CARAS ZEN adaptado por Marina Pastorelli

Último acesso: 26 Oct 2020 - 16:18:12 (1043617).