Santos médicos ou os Santos protetores das crianças, é hoje, em 27 de setembro, que comemoramos o dia de São Cosme e Damião.
Os irmãos gêmeos dedicaram suas vidas para ajudar e cuidar dos enfermos – cuidavam dos doentes sem aceitar remuneração. Eles viveram no século III, tempo em que os cristãos eram perseguidos e receberam o apelido de “anárgiros”, por cuidarem de quem precisava sem receber por isso – o termo em grego significa “sem prata”.
Mas eles não se limitaram a cuidar apenas dos enfermos. São Cosme e Damião também visavam o bem das almas, com o exemplo e a palavra para a conversão.
Além da Igreja Católica, que lembra nesta data os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo, considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina, os Santos também são celebrados por religiões de matrizes africanas, como candomblé e a umbanda. Neste caso, também são associados aos ibejis, orixás gêmeos, amigos das crianças e conhecidos por proporcionar o bem-estar.
Mas você deve se lembrar que esses santos também são famosos porque, na data em que são comemorados, são distribuídos doces para crianças. Por que isso acontece? Eles foram conhecidos por gostar de guloseimas, por isso a distribuição de doces nessa data é tão famosa no Brasil.
Reze por São Cosme e Damião:
Oração para ter saúde e paz de espírito: “São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém”.