Ícone do site

Dia da Rainha das Águas: veja cinco rituais para celebrar Iemanjá longe do mar

Published 01/02/2025
Iemanjá

Não é porque é Dia de Iemanjá que você tem que celebrar perto do mar. Para quem mora longe da praia, também pode comemorar essa data - Pexels/대정 김

Não é porque é Dia de Iemanjá que você tem que celebrar perto do mar. Para quem mora longe da praia, também pode comemorar esse dia 2 de fevereiro e, para isso, separamos cinco rituais para você fazer e celebrar a Rainha do Mar. Odoyá, Iemanjá!

Cinco rituais para fazer no Dia de Iemanjá

Mesa decorada para Iemanjá

Primeiramente, enfeite uma mesa com toalha branca ou azul clarinho. Coloque uma imagem de Iemanjá no centro. E, em volta da estátua, posicione sete rosas brancas, perfumes com fragrância de talco e itens de maquiagem, como batom em tons de rosa, pó compacto e espelho. Vale também adicionar enfeites de cabelo e pentes de cor prata. E, finalmente, acenda uma vela azul da cor do mar.

Vasilha

Pegue uma vasilha. Dentro dela, coloque sete rosas brancas com os cabos cortados, água e perfume de alfazema. Dessa forma, ofereça as rosas para Iemanjá e peça harmonia, que o ambiente seja limpo, paz e entendimento entre os familiares. Deixe esse objeto dentro de casa. Ele pode ser usado como enfeite, inclusive.

Memória do mar

Escolha um lugar plano para fazer este ritual. Então coloque uma vela fina ou de sete dias azul clara ao centro. À direita dela, uma rosa branca, e uma taça com água mineral à esquerda. Em frente, posicione um perfume de alfazema e, atrás, um copo com sal grosso e água.

Pedra de rio ou mar

Primeiramente, você irá precisar de uma rosa branca, uma vela palito azul clara ou rosa clara, perfume de alfazema e uma taça de água mineral. Se desejar, coloque também uma pedra de rio ou do mar. Coloque de forma carinhosa e com muita fé os itens em uma mesa — pode ser feito dentro de casa.

Assim, acenda a vela, coloque a rosa branca à direita e a taça com água à esquerda. O perfume de alfazema você deverá colocar à frente da vela e, à frente da alfazema, as pedras, com muita fé, faça essa oração: “Salve Iemanjá! Mãe do mundo, força que sustenta a criação, dona de todos os bens, alimento para a própria vida. Magnânima, mãe de todas as mães, o mar é seu símbolo, salgue sua marca. Reze por todos, porque todos seguem seu caminho nas águas. Odoiá, Iemanjá”.

Após fazer essa prece, deixe a vela queimar até o final. Guarde a alfazema e as pedras. Posteriormente, use a alfazema para limpar o corpo de energias negativas ou sempre que precisar de paz e harmonia. As pedrinhas você pode levar na bolsa ou deixar em um altar. A rosa, deixe-a secar e depois despache na natureza, com respeito.

Para ter saúde

Posicione um vaso com flores brancas na mesa da cozinha ou da sala. Ofereça-as à Mãe das Águas e peça saúde a todos os moradores da casa. Você pode encerrar o ritual fazendo um oração, por exemplo, e, quando as rosas murcharem, as jogue em uma área verde de campo ou mata.

Para atrair energias positivas

Despeje as pétalas de três rosas brancas em um prato de louça branco. Cole uma vela de sete dias azul clara no centro dele. Espalhe, ao redor dele, um espelho pequeno, um pó compacto e três moedas de 50 centavos. Acenda a vela, borrife o perfume com fragrância de talco três vezes. Então encaixe o perfume no prato também. Mentalize seus pedidos por dez minutos. Por fim, tire os itens, enrole-os em um jornal e jogue fora. Higienize o prato para usar novamente.

Oração à Iemanjá

“Minha protetora Iemanjá. Enfermeira dos que sofrem, consoladora dos aflitos, conselheira dos angustiados. Mãe de todos. Agradeço de tantas graças que nos concedes. Indigno-me de tua áurea luminosa. E rendo-te minha homenagem, rainha das águas. Que contribui caridade e amor, entre todos os seus filhos. Eu te agradeço, senhora Mãe Iemanjá, por me atender nas horas que recorro a teus poderes.

Divinas graças te dou, Iemanjá. Pelas tuas radiações milagrosas, agradeço, dizendo obrigado por tua proteção constante que tens proporcionando por nossos irmãos que sofrem. Curvo-me diante de ti e rogo-me, continue dando proteção a teus devotos que dedicam amor profundo. Que tua áurea bendita continue protegendo e vibrando bondade. Dê paz e saúde àqueles que te ajoelham suplicando aos seus pés. Dai-nos a tua proteção pura e conforto da alma. Suplico nesta mensagem porque creio em teu poder imenso. Assim seja, minha mãe querida Iemanjá.”

Sair da versão mobile