Coronavírus: Mente saudável fortalece o sistema imunológico; Entenda como

Em tempos de crise, a imunidade alta é fundamental

Redação Bons Fluidos Publicado segunda 16 março, 2020

Em tempos de crise, a imunidade alta é fundamental
Mente saudável reduz chances de infecção pelo coronavírus - Getty Images

Os casos do novo coronavírus têm deixado a população brasileira apreensiva. 

A doença já foi classificada como uma pandemia, porque chegou em mais de 100 países, e os cidadãos de todos os lugares do mundo foram orientados a redobrarem os cuidados de higiene, evitando, assim, a disseminação do vírus (e a própria contaminação).

Mas será que só lavar as mãos, passar álcool gel e tomar as medidas preventivas de higiene são suficientes? A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner disse que não e ainda explicou o motivo.

O EMOCIONAL CONTROLADO PODE AJUDAR NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico é nada mais, nada menos que um “um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células", pontua a Dra.

Ele é o responsável por defender o corpo de muitas doenças -- neste caso, do tão temido coronavírus.

E para o sistema imunológico estar bem, preparado para nos proteger, ele precisa de muito mais do que medidas físicas.

A mente é responsável por muitas ações dentro do nosso corpo e a especialista explicou um pouco como ela pode afetar nossos glóbulos brancos: “Na relação saúde e doença, a mente e o corpo estão interligados de forma interdependentes. Por isso que conflitos de etiologia emocional provocam inúmeras reações ao indivíduo, sendo uma delas o aumento dos hormônios adrenalina e noradrenalina que afetam diretamente o sistema imunológico, levando ao surgimento de doenças e vice-versa.”

De acordo com a Dra Roselene, quanto mais nos entregarmos às emoções negativas e ao pânico, mais deixaremos o nosso sistema imunológico vulnerável.

“Sobre o coronavírus, o pânico provocado por “fake news” causa baixa no sistema de defesa do organismo, deixando nosso corpo vulnerável às doenças infectocontagiosas. O sistema imunológico tem indubitavelmente um 'caráter emocional'. Quanto maior o nível de estresse, menor a competência orgânica para combater agentes deletério à saúde.”

RELAÇÃO EMOCIONAL X FÍSICO

“É importante compreender que o organismo se comporta como um todo unificado e não como um conjunto de partes. O corpo e a mente não são entidades separadas, e nem mesmo a mente é constituída por faculdades ou elementos independentes. O organismo é uma só unidade; o que ocorre em uma parte afeta o todo. Existem ligações entre as emoções e o corpo físico. Um efeito físico pode chegar a refletir um efeito mental ou emocional e vice-versa, pois as funções das partes se definem pelo conjunto. A mente cheia de ideias nocivas atua como um estímulo criador de emoções que afetam o corpo de forma negativa, fazendo com que sejam desenvolvidos problemas na saúde", explica ela.
 
COMO FORTALECER NOSSA IMUNIDADE?

A Dra. Roselene Espírito Santo Wagner fala sobre algumas formas de fortalecer o sistema imunológico através do cuidado com a saúde mental: “Se você se sente estressado, deprimido, ansioso, instável emocionalmente, com sofrimentos secretos por conteúdos internos não compartilhados, procure um profissional da saúde mental. Um mente adoecida, baixa o nível de combate do sistema imunológico, deixando o corpo sujeito a ataques de doenças infectocontagiosas.”

Último acesso: 03 Apr 2020 - 04:56:00 (1042410).

Leia também