Publicidade

Conheça a história de São Pedro e entenda porque ele ficou conhecido como o responsável pelo tempo

Muitas curiosidades envolvem a história do apóstolo e uma delas é a respeito de seu nome, que, ao nascer era Simão; entenda mais

São-Pedro
Por que São Pedro é responsável pelo tempo? Conheça a história do apóstolo – Canva Pro/paologallophoto

O dia 29 de junho marca o Dia de São Pedro. Por isso, decidimos te contar um pouco mais sobre a história do santo e te explicar porque as pessoas pedem a ele para que a chuva caia. Confira:

Publicidade

Nome de nascença

Pedro não é seu primeiro nome, mas sim Simão. Segundo tradições, ele nasceu em Betsaida, mais especificamente em um vilarejo perto das margens do lago de Genesaré, que é também conhecido como Mar da Galiléia, ao norte de Israel.

Como conheceu Jesus

Simão, depois de casado, se mudou para Cafarnaum, e então seu irmão, André, o apresentou a Jesus. Com isso, se tornaram discípulos e, depois, apóstolos. A profissão de ambos era pescador e trabalhavam em um lago de água doce que vinha do Rio Jordão.

Por que Pedro?

Talvez você possa estar se perguntando de onde originou-se esse nome? Uma vez, Simão reconheceu Jesus como “o Messias, o Filho de Deus”. E então Jesus disse que seu nome passaria a ser Kephas, que, em aramaico significa pedra. Daí, veio o nome de Pedro.

Pedidos a respeito do clima

O motivo que fazemos diversos pedidos a respeito da chuva para São Pedro está em uma passagem da Bíblia. No Evangelho de Mateus, Jesus diz a Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. Isso fez com que quando artistas fossem representá-lo em quadros e esculturas, colocavam sempre as chaves celestiais com ele. Assim, o povo passou a pensar que ele tinha o poder de mudar o céu. Com isso, os pedidos a respeito de fazer chuva ou sol para São Pedro, passaram de boca a boca.

Publicidade

Oração a São Pedro

Apesar da fama do clima, você pode pedir proteção ao santo. Confira abaixo um exemplo:

“São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, vosso nome era Simão, que Jesus Cristo mudou para Pedro, a fim de serdes a pedra sobre a qual o Senhor iria construir o templo da Fé. Mudando vosso nome, o Senhor vos entregou as três chaves dos segredos e dos poderes, no céu e na terra, dizendo-vos: O que desligares da terra, será desligado nos Céus.

São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a primeira chave é de ferro, abre e fecha as portas da existência terena. A segunda chave é de prata, abre e fecha as portas da sabedoria. A terceira chave é de ouro, abre e fecha as portas da vida eterna.

Publicidade

Com a primeira, abres a entrada para a felicidade na terra; com a segunda, abres a entrada para o pórtico da ciência espiritual; com a terceira, abres o Paraíso. Fechai, glorioso Apóstolo mártir, para mim, os caminhos do mal e abre os do bem. Desligai-me na terra para que eu esteja desligado nos Céus.

Com a vossa chave de ferro, abre as portas que se fecharem diante de mim. Com a vossa chave de prata, iluminai meu espírito, para que eu veja o bem e me afaste do mal. Com a vossa chave de ouro, abre as entradas da corte celestial, quando o Senhor for servido chamar-me.

O que desligares na terra será desligado nos Céus, o que ligares na terra será ligado nos Céus. Glorioso São Pedro, vós que sabeis de todos os segredos dos Céus e da terra, ouve meu apelo e atendei a prece que vos dirijo. Assim seja!”

Publicidade

Depois que finalizar, ore um Pai-Nosso.

Publicidade