Além de deixar o ambiente com um cheiro delicioso e particular, o incenso pode eliminar energias negativas e reenergizar casas — e até mesmo pessoas.
Não se sabe ao certo desde quando o incenso e as plantas aromáticas passaram a ser usados como instrumentos de cura pela Aromaterapia, mas é fato que essa cultura é milenar e tem papel importante em diferentes povos e religiões ao redor do mundo.
Na Bíblia, um dos 3 Reigos Magos deu de presente um incenso para Jesus; na antiguidade, o culto aos Deuses era feito com alguns deles também, pelos egípcios, gregos, romanos, entre outros; além disso, os budistas e hindus utilizam o incenso para auxiliar na meditação e no encontro espiritual — já que ele ajuda no relaxamento e pode facilitar para que a pessoa se abra para captar as energias que está buscando.
PARA QUE ELE PODE SER UTILIZADO?
O incenso costuma ser usado em processos aromaterápicos como uma forma natural para purificar ambientes e trazer vibrações positivas, de alegria, paz e harmonia.
E engana-se quem pensa que é um ritual apenas místico! A Aromaterapia é uma terapia holística comprovada pela ciência. Ao sentirmos alguns aromas diferentes, nosso corpo tem diversas reações.
Quando queimamos um incenso, liberamos no ambiente algumas moléculas do produto natural utilizado, e elas penetram em nosso poro ou olfato, agindo diretamente no cérebro e gerando processos químicos que causarão o efeito da propriedade daquele material. Alguns são usados para a cura física e no tratamentos de doenças, outros com fins terapêuticos, e outros também em rituais religiosos.
É importante ressaltar que, em casos de doenças respiratórias, não é indicado ficar perto da fumaça que sai dele!
Saiba quais são os aromas mais usados:
Amor: beijoim, mirra, cássia, nardo, rosa patchuli e sândalo;
Criatividade: Cravo-da-Índia, elemi, mastic, capim Limão e anis-estrelado;
Coragem: louro, lavanda, cedro, pinho, sávia branca, tomilho e sangue de dragão;
Limpeza Espiritual: cravo-da-Índia, louro cedro, elemi, sangue de dragão, sálvia branca, copal e junípero.
Oração/ Meditação: mirra, copal, sândalo, damar e aloés madeira;
Relaxar: sândalo, nardo e lavanda;
Saúde: Alecrim, maçã-verde, lavanda, phebo
Ter bons sonhos: mastic, lavanda, louro e alóes madeira;
Ter sono tranquilo: galbano, mirra, sândalo, sálvia branca e nardo.