''Ave Maria, cheia de graça...''; você sabe como rezar o terço corretamente? Nosso guia pode te ajudar

Símbolo comum entre os cristãos, aprenda também qual o significado por trás do nome 'Terço'

Bons Fluidos Publicado quinta 10 junho, 2021

Símbolo comum entre os cristãos, aprenda também qual o significado por trás do nome 'Terço'
''Ave Maria, cheia de graça...''; você sabe como rezar o terço corretamente? Nosso guia pode te ajudar - Pexels

O terço é um artefato simples e extremamente comum entre os cristãos. É difícil encontrar alguém que, mesmo não sendo um grande devoto, não tenha um terço em casa ou até mesmo pendurado no retrovisor interno no carro, não é mesmo?

Apesar de ser um grande símbolo de fraternidade e bençãos, você realmente sabe como rezar o terço? Para acabar com esta dúvida, nós da Bons Fluidos montamos um guia que irá te ajudar nessa missão.

+ VEJA: Heroína e padroeira da França; peça bênçãos através desta oração para Santa Joana d'Arc

+ VEJA: Taróloga ensina simpatias para Santo Antônio, o Santo casamenteiro

Vale lembrar que para rezar o terço não há necessidade de ir à Igreja ou mesmo acompanhar o canal religioso (o que não deixa de ser uma boa dica para você que gostaria de iniciar a prática). Basta separar um momento relaxado, se manter em um local silencioso, e se concentrar. Na verdade, rezar também é meditar. Já pensou nisso? Vamos lá!

QUAL O SIGNIFICADO DE 'TERÇO'?

O terço nada mais é do que a terceira parte, ou seja, um terço, do rosário. No rosário, são compreendidos três Mistérios, ou contemplações de determinadas passagens da vida de Jesus Cristo: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos.

COMO REZAR O TERÇO CORRETAMENTE?

1º- Com o crucifixo do terço em mãos, faça um Sinal da Cruz e Reze um Credo.

Sinal da Cruz: "Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém."

Oração do Credo: "Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos. Na remissão dos pecados. Na ressurreição da carne. Na vida eterna. Amém”.

2º- Na primeira conta grande, ou 'bolinha', reze um Pai Nosso.

Oração do Pai Nosso: "Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém".

3º- Para cada uma das três contas pequenas seguintes, reze uma Ave Maria.

Oração da Ave Maria: "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém".

4º- Antes de rezar a próxima conta grande (Pai Nosso), enunciar o Glória.

Oração da Glória: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém".

5º- Na segunda conta grande, rezar o Pai Nosso pela segunda vez.

6º- Para cada uma das dez contas pequenas seguintes, reze uma Ave Maria. Ao finalizar as dez Ave Marias, reze novamente um Pai Nosso e o Glória. Esse passo será repetido cinco vezes.

7º- Quando terminar o quinto Mistério, ou seja, a quinta parte do terço, reze um Salve Rainha para finalizar.

Oração do Salve Rainha: "Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém."

Último acesso: 21 Jun 2021 - 21:33:09 (1045126).