Publicidade

A sorte perto de você! Conheça o simbolismo da ferradura e por que é considerada amuleto

A ferradura é utilizada há séculos como simbolismo de sorte e proteção; entenda como esta crença surgiu

Conheça as simbologias atreladas a ferradura – Unsplash/ Jeff Smith

Os símbolos supersticiosos têm uma presença sólida na cultura popular, especialmente quando se trata de amuletos da sorte. Alguns símbolos e objetos recomentam séculos atrás e são utilizados por diferentes povos. 

Publicidade

Dentre os amuletos mais populares está a ferradura — a peça feita com ferro usada para proteger o casco de cavalos. Ela é vista por alguns espiritualistas e supersticiosos como símbolo de sorte e proteção, por isso tornou-se amuleto. 

+++ Amuletos da sorte: confira 5 talismãs poderosos capazes de atrair sucesso e fortuna, segundo crenças orientais

Desde os primeiros tempos, o homem acreditou que a forma de U ou crescente era um poderoso símbolo protetor: para os gregos antigos, a forma de ferradura simbolizava a lua crescente. Na antiga tradição celta, as joias em ferradura eram usadas para afastar as chamadas fadas travessas.

Publicidade

De lá para cá, a superstição de utilizar ferraduras como amuletos da sorte permaneceu viva na cultura de povos de todo o mundo, no entanto, embora o status do emblema da sorte tenha sobrevivido ao longo dos séculos, ainda há debate sobre a maneira adequada de posicionar uma ferradura para repelir a má sorte. 

+++ Mão de Fátima, trevos, âncoras: Veja quais são os amuletos da sorte de cada signo do zodíaco

Alguns acreditam que posicionar a ferradura com as duas pontas apontando para cima traz boa sorte, enquanto outras tradições afirmam que as duas extremidades devem apontar para baixo para que a sorte caia sobre aqueles que passam pela porta.

Publicidade

Durante a Primeira Guerra Mundial, a ferradura com as pontas voltadas para baixo nos cartões impressos era mais comum. No entanto, com o passar do tempo, as pessoas passaram a usá-la mais com as pontas voltadas para cima. 
 

Publicidade