espiritualidade   / Terapia das cores

As cores têm poder! Cromoterapia pode promover o equilíbrio emocional e melhorar, entre outros aspectos, a imunidade

Em "O poder das cores", Marcelo U. Syring ensina características de cada tom e revela como utilizar a cromoterapia de forma prática para o bem-estar e equilíbrio das emoções

Redação Bons Fluidos Publicado quarta 1 abril, 2020

Em
Conheça o poder da cromoterapia - Pixabay

A energia das cores é objeto de estudo científico há muitos anos. A ciência busca entender como determinada gama de raio pode ser usada de várias formas no nosso dia-a-dia, inclusive, para melhorar entre outros aspectos da vida: a imunidade.

“Ao observá-las na forma de pigmentos, cada cor promove estímulos que podem ser benéficos em vários aspectos. Sendo assim, cada pessoa exposta à determinada cor vai agir e se comportar de acordo com ela”, explica o cromoterapeuta Marcelo U. Syring, no livro O poder das cores – Um guia prático de cromoterapia para mudar sua vida.

Ele explica que algumas cores podem promover a cura, trazer alegria, gerar energia, ajudar na concentração, estimular o autoperdão, entre diversos outros benefícios!

"A palavra cromo significa 'cor', enquanto terapia significa 'tratamento'. As cores, através da cromoterapia, nos ajudam a compreender a atuação característica que cada uma tem sobre nós, provocando sensações, reações e comportamentos, mesmo 
em pessoas diferentes, porém com sensações similares, quando estamos sob a influência de determinada cor"
, conta o especialista no livro.

O PODER DAS CORES

Ainda na obra escrita por Marcelo U. Syring, ele esclarece como e porquê a cromoterapia é usada até mesmo como um tratamento medicinal: "Atualmente, há muitos tratamentos medicinais que utilizam a luz em pacientes neonatais. A luz azul, por exemplo, é usada em bebês prematuros com icterícia, pois elimina a bilirrubina, que fica armazenada no corpo do bebê em razão de fígado imaturo; a luz ultravioleta é empregada nos problemas na pele (acne e psoríase); a luz infravermelha ajuda a promover analgesia superficial nos tratamentos de fisioterapia. Outra fonte de utilização da radiação infravermelha é em satélites espaciais, para detecção de corpos celestes que são localizados somente devido a esse recurso".

Confira o significado de alguns tons trazidos na obra do cromoterapeuta:

Vermelho: ação, motivação, estímulo, vitalidade, profundidade, intensidade, paixão, raiva, ódio, luxúria, agressividade e agitação. Utilize em momentos nos quais você precisa de agito e motivação; quando em situação que necessita de energia e disposição; gera ação e atitude.

Laranja: alegria, energia, criatividade, vitalidade, desejo sexual, empatia com o próximo, coragem, audácia, transmutação densa, e inconsequência. Use em situações nas quais é preciso ter coragem para enfrentar e vencer os desafios; utilize também para aumentar a criatividade, a alegria e mudar o estado de ânimo.

Amarelo: alegria, a lembrança, os pensamentos, os estudos, a racionalidade, a inteligência e a espiritualidade. Faça uso da cor para buscar momentos de alegria e bom humor na sua vida; para trazer inteligência emocional, foco para a vida e para os seus objetivos.

Verde: equilíbrio, cura, homeostase (forma de o corpo manter um equilíbrio interno de forma estável), regulador e antiestresse. Quando necessitar de equilíbrio e ser mais preciso em seu trabalho; para realizar um caminho de cura interior, em todos os âmbitos da sua vida.

Azul: tranquilidade, harmonia, comunicação, sociabilidade, relaxamento, proteção, fé e espiritualidade. Utilize quando precisar de paz e tranquilidade, de relaxar e confiar no fluxo universal; em momentos de busca de entendimento sob um olhar mais elevado.

Violeta: a espiritualidade, a divindade, o luxo, o poder, a abnegação, a transformação, e a cura. Use em momentos de conexão com o Universo, com o espiritual e para adentrar num processo de transmutação interna de pensamentos e sentimentos; para realizar uma grande transformação na sua vida.

Rosa: estimula o amor, de maneira expansiva, traz compreensão e compaixão, auxiliando nos trabalhos de perdão e autoperdão. É excelente purificador sanguíneo e ajuda os rins também neste processo. Essa cor é recomendada na busca de paz interior e para desenvolver o altruísmo.

Preto: trata-se da cor do luto, do oculto, do isolamento e de proteção em algumas situações, ou para não ser percebido em algum lugar. O preto também representa o oculto que está em nós e precisa ser avaliado.

Branco: é a essência de todas as outras cores, e representa a pureza, a paz, o sagrado e luz. Essa cor é usada em trabalhos ou atividades de doação, cura ou caridade, ou ainda quando se busca clareza de ideias, pensamentos, conexão com o espiritual.

Último acesso: 01 Jun 2020 - 08:53:53 (1042482).