Em 6 de dezembro celebramos o dia daquele que acreditamos ter inspirado a imagem do Papai Noel, São Nicolau de Mira, ou apenas São Nicolau.
Nascido no final do século III na cidade de Myra, atualmente na Turquia, Nicolau, considerado por muitos o padroeiro da Holanda, Rússia e Grécia, nasceu numa família abastada. Desde sempre dedicou sua vida à fé cristã, abdicando de sua riqueza e fazendo doações anonimas aos mais necessitados.
Uma vez, Nicolau ficou sabendo de um pai que não tinha dinheiro para bancar o casamento das três filhas e sustentá-las. Para afastar a família da miséria, o Nicolau separou uma quantia de dinheiro, esperou o anoitecer e jogou o saco com o valor pela chaminé da casa dos necessitados.
Não somente pela analogia da chaminé, mas pela bondade do senhor e por sua aparência — principalmente pela barba branca — o Santo, falecido em 6 de dezembro 326, é comparado com o Papai Noel, e talvez tenha sido o responsável por inspirar a criação do maior símbolo do Natal.
Oração para São Nicolau
“Deus, Todo-Poderoso, atendei às nossas preces e aceitai que Vos adoremos, prestando homenagem a São Nicolau, Sede bendito e louvado, eternamente, pelos dons que concedestes a esse Vosso Santo, e por nos haver dado São Nicolau com nosso protetor. São Nicolau, protegei-me contra os perigos do mar. São Nicolau, guiai-me. São Nicolau, socorrei-me.”
“Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém.”