120 anos de Fé e Devoção: Festa em Pernambuco celebra Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá

Comemorada no dia 8 de dezembro, a festa é um momento de profunda devoção, marcado por agradecimentos, pedidos e demonstrações de fé à padroeira. Em alguns locais, a Imaculada Conceição também celebra Iemanjá, orixá das águas, da fertilidade e da maternidade

nossa-senhora-da-conceição
Nossa Senhora da Conceição: Celebração religiosa – Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

A tradicional Festa do Morro de Nossa Senhora da Conceição celebra, em 2024, seu 120º ano de existência. Este evento religioso, realizado na Zona Norte do Recife, atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil e até do exterior. Comemorada no dia 8 de dezembro, a festa é um momento de profunda devoção, marcado por agradecimentos, pedidos e demonstrações de fé à padroeira.

Publicidade

Sincretismo religioso

Em Pernambuco, a Imaculada Conceição seria Maria, mãe de Jesus. Lá, também é dia de celebrar Iemanjá, orixá das águas, da fertilidade e da maternidade. Nesse sentido, algumas correntes religiosas surgidas no Brasil, a partir das misturas da culturas e religiões trazidas do continente africano com o cristianismo europeu e a cultura indígena, associam Maria a diferentes orixás. Assim, na região Sul do Brasil e em Sergipe, por exemplo, Maria é associada a Oxum.

Qual é o significado da Festa de Nossa Senhora da Conceição?

Para muitos, a Festa representa mais do que uma simples celebração religiosa. Ela simboliza a continuidade da fé católica, a união comunitária e a tradição cultural da região. Ao longo de suas 120 edições, a festa incorporou elementos que vão além do religioso, envolvendo aspectos culturais e sociais que fortalecem os laços entre os participantes.

Durante a festividade, é comum ver multidões participando de missas, procissões e outras atividades religiosas. Com isso, fiéis  demonstram sua devoção e gratidão. Na cultura popular, também abre espaço para apresentações artísticas, trazendo um clima de celebração e confraternização.

A festa, que esse ano tem como tema: “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”, é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e recebe mais de 1 milhão de pessoas.

 

Impacto cultural e religioso na comunidade

Em suma, o impacto da Festa do Morro vai além do evento em si, repercutindo em aspectos sociais e econômicos da região. Assim, a festa gera empregos temporários, desde vendedores ambulantes até profissionais envolvidos na organização e segurança do evento. Além disso, proporciona um aumento significativo no turismo local, com visitantes que desfrutam da hospitalidade e cultura do Recife.

Publicidade