Publicidade

4 de outubro é dia de São Francisco de Assis: conheça a história do santo dos pobres e padroeiro dos animais

Um dos santos mais admirados pela comunidade católica, São Francisco de Assis tem sua história relembrada neste 4 de outubro

4 de outubro é dia de São Francisco de Assis: conheça a história do santo dos pobres e padroeiro dos animais
4 de outubro é dia de São Francisco de Assis: conheça a história do santo dos pobres e padroeiro dos animais – Wikimedia Commons/ Francisco Pacheco

Neste 4 de outubro, é celebrado o dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais prestigiados pela comunidade católica e homenageado anualmente na mesma data.

Publicidade

Conhecido por conta de sua atuação em prol dos animais e da natureza, São Francisco também foi reconhecido como o santo dos pobres. “Conheço Jesus pobre e crucificado e isso me basta” é uma das frases mais célebres do santo e, embora tivesse nascido em uma família abastada, aprendeu a ser humildade nos momentos de dificuldade.

A história de São Francisco de Assis

Filho de Pietro Bernadone e Pica Bourlemont, Giovanni di Pietro di Bernardoni, como foi batizado Francisco, nasceu em 1182 na cidade de Assis, na Itália. Durante a infância e juventude, o jovem gozou da riqueza de sua família, uma das mais abastadas da região.

Ainda na juventude, Francisco tornou-se soldade e foi à guerra, no entanto, acabou capturado e, um ano depois, foi resgatado. Ao regressar, o jovem ficou muito doente e enfrentou momentos difíceis.

Durante este período, ele chegou a ouvir uma voz que o fez refletir sobre toda a riqueza que esbanjava: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Dalí em diante, Francisco desenvolveu o espírito de compaixão e humildade. Ele acabou abandonando a vida de riquezas e passou a dedicar-se a ajudar os pobres.

Publicidade

Francisco isolou-se em uma caverna e em um momento de reflexão teve uma visão aconselhando a reconstrução de sua igreja. Ele iniciou a reconstrução do local, que estava em ruínas e chamou a atenção de jovens, que seguiram seu caminho.

Ele também construiuiu o primeiro presépio, representando São José, a Virgem Maria e Jesus. Em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo, que são as marcas das feridas de Jesus Cristo que aparecem no corpo de algumas pessoas.

Em 3 de outubro de 1226. São Francisco morreu e foi sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade onde nasceu. Dois anos mais tarde foi canonizado por Papa Gregório IX (1145-1241).

Publicidade