A Corrida Internacional de São Silvestre, uma das mais famosas do Brasil, acontece no dia 31 de dezembro. Quem já se inscreveu sabe que um ciclo de treinamento adequado e consciente é fundamental para evitar lesões e problemas mais graves. Alguns meses antes da prova, é recomendada uma combinação de treinos longos, com distâncias progressivamente maiores, e treinos intervalados, que melhoram a velocidade e a resistência aeróbica. No entanto, alguns dias antes da corrida, alguns cuidados podem ajudar o atleta a ter um melhor desempenho.
Dicas para a São Silvestre
É importante dormir muito bem nos dias que antecedem a prova e, principalmente, na véspera. Por mais que seja recreativa para muitos, existe o desgaste por ser um dia de verão. Além disso, a prova tem muitas diferenças entre subidas e descidas. Quem já passou pela temida Av. Brigadeiro Luís Antônio, na reta final do percurso, que o diga!
No quesito alimentação, nutricionistas recomendam que deve ser menos gordurosa possível e com equilíbrio. Além disso, deve-se estar atento à hidratação adequada com água antes da prova e nos dias que antecedem. Isso vai ajudar no equilíbrio térmico do corpo e na diminuição de fadiga e sintomas que possam levar à desidratação.
Por fim, evite treinos fortes. A não ser que já tenha costumes de executar a mesma quilometragem.
O ortopedista Gabriel Pecchia ressalta para se ter cuidado com as contraturas musculares e tendinites. “Para prevenir as lesões, é importante fazer um aquecimento antes da corrida e um alongamento depois, respeitando os limites do corpo e evitando o excesso de treinamento. Também é recomendado fazer uma avaliação ortopédica antes de participar da prova para verificar se há alguma contraindicação ou risco para a saúde”, afirmou Pecchia ao site Metrópoles.
O calçado também é peça decisiva no desempenho. O uso de um tênis inadequado pode ocasionar lesões mais complexas, do que apenas aquele cansaço físico natural após uma atividade física. “Investir em um tênis que consiga suprir todas as necessidades da prova, é fundamental para uma performance satisfatória e também para a manutenção da saúde. Para esse tipo de corrida, o indicado são os tênis específicos para corrida, bem como o uso de meias esportivas que permitam a refrigeração dos pés e combatam a umidade como as de tecido sintético ou de lã Merino. Nunca use um tênis adquirido recentemente e que os pés não estejam acostumados” explica Thiago Righetto, ortopedista e médico do esporte, ao Web Run.
Ver essa foto no Instagram