Você já ouviu falar sobre Experiência Quase Morte? A também conhecida como EQM, tem feito diversos médicos repensarem sobre o que conhecem como verdade. E hoje, com a ajuda do ‘Surreal Podcast‘, que entrevistou o neurologista Edson Amancio, vamos te contar um pouco mais sobre os episódios de quem já passou por este momento. Confira:
O que é Experiência de Quase Morte?
Normalmente, em uma Experiência de Quase Morte, a pessoa sofre um mal estar físico e entra em coma. Para muitos, ela está morta, mas o instante que ela vive diz o contrário. Isso porque esses pacientes se veem fora do corpo e à uma certa altura. Eles não ficam assustados e percebem a situação com uma certa naturalidade, muitas vezes, até acompanhando a si mesmo na maca, por exemplo.
“Depois disso, começa o surreal. Eles, primeiramente, se sentem um com o Universo, em uma paz absoluta, muita alegria e amor puro. A maioria deles é conduzida por um túnel, que pode ser escuro ou repleto de luz. Depois, chegam a um local que descrevem como resplandecente, maravilhoso, como se fosse um jardim etéreo, uma coisa fora do mundo mesmo. Alguns encontram pessoas que já conheciam e que sabiam que estavam mortas, outros reconhecem que elas estão mortas mas não sabiam que tinham morrido. Esses seres que aparecem, frequentemente, são quem os conduzem do início ao fim da EQM, e responsáveis por explicar o que está acontecendo”, contou o especialista no vídeo.
Quanto tempo dura a Experiência de Quase Morte?
Vale ressaltar que não há um motivo de a EQM acontecer e não é com todo mundo. Na verdade, é um número relativamente pequeno de pessoas que vivenciam, cerca de 5% a 10%, de acordo com Amancio. E o tempo da nossa realidade equivale a cinco minutos, aproximadamente. Às vezes, até menos. Descrevemos desta forma, pois, os depoimentos aparentam que a vivência dura mais do que simples minutos.
“Eles falam como se durasse uma eternidade, mas, em geral, nas contas que fazemos aqui de fora e assistimos ao doente, é coisa de cinco minutos ou até um pouco menos. O tempo deles não é o nosso tempo, é completamente diferente. Ademais, passam por uma revisão da própria vida. Conseguem se lembrar da hora que nasceram até o instante do desenlace, em que a EQM acontece – o que, nós, meros mortais, não temos, pois, conseguimos nos lembrar de quando tínhamos cinco ou seis anos. Eles assistem à uma espécie de filme da própria vida”, detalhou.
O que acontece depois da Experiência de Quase Morte?
Assim que voltam, os pacientes se lembram de tudo com detalhes e, quando passam a viver seu dia a dia, notam inúmeras diferenças. “Os que eram ateus passaram a ter crenças. Há aqueles que se tornaram mais altruístas e menos egoístas. Há uma melhora no conjunto. É como se tivessem incorporado algo que não tinham antes, pois muitos ganham uma intuição aguçada e uma espécie de percepção extrassensorial”, adicionou.
Como a ciência explica a Experiência de Quase Morte?
Para quem tem essa curiosidade, a ciência ainda não tem uma explicação concreta, pois não conseguem comprovar, em laboratório, o motivo de a consciência ficar tão ampliada e já descobriram que não há como provocar uma EQM. Apesar disso, há diversos especialistas tentando encontrar uma explicação, e muitos acreditam que a mente é capaz de ir além do cérebro.
Amancio também adicionou que não precisa de morte, necessariamente, para a EQM acontecer, já que existem casos em que as pessoas vivenciaram episódios muito parecidos através da meditação e da oração. Porém, substâncias alucinógenas, como o Ayahuasca, não são capazes de levar alguém a ter uma EQM.
Exemplos de EQM
Os condutores da entrevista, então, decidiram pedir para que o neurologista narrasse alguns exemplos de Experiência de Quase Morte. Com isso, separamos alguns e você pode conferi-los abaixo:
- Acidente grave: “Um paciente foi vítima de um acidente gravíssimo na estrada. Ele foi jogado a mais de dez metros de distância do carro. Caiu morto e houve colisão. Uma pessoa chegou para socorrer e achou que já estava morto. Então veio uma senhora, que colocou um jornal na face do homem e acendeu uma vela. E este homem assistiu à toda essa cena ao lado e, calmamente, ficou ali observando a velhinha fazer tudo. Os socorristas o levaram para o hospital. Ele sobreviveu e contou esta história”.
- Cantora cega: “Tem um caso famoso norte-americano, em que uma moça cega, que nunca tinha visto nada na vida dela, enxergou durante a EQM. Ela trabalhava como cantora em uma boate e pegou uma carona com os patrões. Como eles estavam bêbados – mas ela não – acabaram sofrendo um acidente. Ela foi levada para o centro cirúrgico e descreveu tudo o que tinha lá. No começo, ela disse que tinha dificuldade de interpretar o que era, mas a visão foi clareando e ela conta essa EQM desse jeito. Ela não viu com os olhos do corpo, viu com outros olhos. Outro indício forte que a consciência está no veículo de nós meros mortais. Ela nunca tinha visto nada na vida”.
- Hipotermia: “Um alpinista chegou à uma certa altura da montanha e não se sentiu bem, então resolveu parar e adormeceu por causa do frio. Teve uma hipotermia e saiu do corpo. Durante estes instantes, viu o guia que levava os cavalos roubando a comida dele. E, quando ele voltou, contou que havia o visto pegando seus alimentos. Não chegou a ser morte, mas ele se esquentou e voltou”.
Leia também: O que passa na cabeça das pessoas na hora da morte? Entenda