Já se perguntou se os animais sentem o mesmo que nós? Alguns estudos já mostraram que os cachorros têm sentimentos muito parecidos com o dos humanos. E, recentemente, pesquisadores da Universidade de Oakland encontraram evidências de que os gatos sentem o luto. Confira:
O estudo
Primeiramente, para chegar aos resultados, os especialistas acompanharam o comportamento de 412 gatos depois que perderam algum animal próximo a eles. Os donos foram atualizando os profissionais sobre as mudanças imediatas e a longo prazo que aconteciam nos costumes do felino. A conclusão foi de que o sono, a alimentação, os tipos e momentos de brincadeira, a busca por atenção e os instantes que se escondem para passar um tempo sozinho de modificaram com a ausência de algum companheiro.
Ademais, outro detalhe que mudou foi o relacionamento com o tutor que, por sua vez, também sofreu com a perda. “Isso sugere que nossos amigos felinos podem estar refletindo a dor de seus cuidadores”, afirmaram os responsáveis pela pesquisa em uma publicação da revista científica Applied Animal Behavior Science.
Mito: gatos não têm sentimento
Ou seja, diferente do que muitos pensam sobre os peludos, o estudo vem para contradizer que gatos são mais frios que os cachorros. “Nosso estudo revela que os gatos domésticos apresentam mudanças comportamentais que refletem seu equivalente canino. A experiência psicológica da perda é universal em todo o reino animal e os laços criados com nossos animais de estimação são um espelho do cuidado e da conexão que oferecemos”, conclui a principal autora do estudo, Brittany Greene.
E aí, o que achou de saber que os gatos sentem o luto e são tão carinhosos quanto os cachorros?