Rosh Hashaná: Três curiosidades sobre o ano novo judaico
Descubra o que há em comum com a comemoração ocidental do Réveillon, a diferença entre a forma de contar os dias e as crenças dos judeus
Descubra o que há em comum com a comemoração ocidental do Réveillon, a diferença entre a forma de contar os dias e as crenças dos judeus
A partir do pôr do sol da próxima quarta-feira (2), os judeus receberão a chegada do ano 5785. O Rosh Hashaná, ano novo judaico, durará até sexta-feira (4). Sendo assim, te explicamos como funciona a comemoração e algumas curiosidades que você pode não saber. Confira:
Traduzido como cabeça do ano, o Rosh Hashaná é um pouco diferente do Ano Novo ocidental. A contagem dos dias, meses e anos é definida pelos ciclos da Lua e do Sol, conhecida como sistema lunissolar. A celebração é voltada para a criação do mundo e a relação dos judeus com Deus. Por outro lado, assim como nós, eles também voltam-se para um período de renovação, reflexão e esperança de um novo tempo com paz, saúde e prosperidade.
No Rosh Hashaná, eles procuram praticar atos de bondade, ajudando pessoas carentes e doando alimentos, por exemplo. Além disso, tendem a visitar doentes, oferecer bons conselhos, cuidar das pessoas que amam e até mesmo animar aqueles que estão para baixo. Este momento é conhecido como Tzedacá, caridade, em tradução livre. Eles contam também que, nesta época, as pessoas ficam mais abertas para o perdão e acolhimento, pois o canal entre o transcendente e o mundo está mais aberto.
Outra curiosidade é que este é um instante em que os judeus acreditam que Deus decide se o mundo continua existindo ou não. Para isso, usam três pilares como base para seguir seu dijua a dia: Teshuvá (arrependimento), Tefilá (oração) e Tzedacá (caridade). Eles acreditam que o destino da humanidade está em suas mãos, então têm que seguir os ensinamentos para o mundo ser sustentado pelo próximo ano.
Assim como temos a lentilha e a tradicional ceia de Ano Novo, os judeus também comem alimentos específicos na celebração. Veja abaixo: