Rock in Rio 2024: Confira dicas para curtir a maratona de shows

Especialistas recomendam beber muita água, alimentação leve e proteção solar para evitar riscos à saúde

rock-in-rio
Dicas para curtir o Rock in Rio com saúde – Divulgação

Rock in Rio 2024 começa nesta sexta-feira (13) trazendo diversas atrações internacionais e nacionais. Para curtir a maratona de shows, é preciso estar atento aos sinais do corpo e da mente para evitar a exaustão. Afinal, são horas em pé, embaixo de sol ou chuva. Preparados?

Publicidade

Rock in Rio: como aguentar a maratona de shows?

A primeira dica é beber muita água. Afinal, a expectativa é que o evento receba 700 mil pessoas. Para os dias do evento, a previsão climática indica temperaturas elevadas, com máximas de 35°C e mínimas de 17°C na sexta-feira (13) e sábado (14). Já no domingo (15), a máxima não deve ultrapassar os 21°C. A combinação de calor, aglomeração e atividades intensas como cantar e dançar podem aumentar o risco de desidratação e doenças relacionadas ao calor.

Qualidade do ar

A qualidade do ar no Rio de Janeiro, segundo o Monitor de Qualidade do Ar, está com um índice de 69, considerado aceitável. No entanto, pessoas mais sensíveis à poluição podem sentir desconforto. Sendo assim, é fundamental se prevenir para garantir um festival seguro e agradável!

Como proteger sua saúde durante o evento?

Uma das novidades do Rock in Rio 2024 é a permissão para que o público leve garrafas plásticas vazias e transparentes, com capacidade de até 500 ml, que podem ser preenchidas nos diversos bebedouros espalhados pelo evento. Além disso, serão distribuídos cerca de 600 mil copos de água de 200ml. Cuidar da hidratação é essencial, principalmente devido ao calor esperado.

  • Use roupas leves e em tons claros para minimizar a absorção de calor.
  • Proteja-se do sol com chapéus e óculos de sol.
  • Aplique protetor solar adequadamente para evitar queimaduras.
  • Hidrate-se constantemente com água e evite bebidas alcoólicas em excesso.

O que fazer em caso de desidratação?

Os sintomas da desidratação incluem tontura, queda de pressão e mal-estar. Se não tratados, podem evoluir para hipertermia maligna, uma condição grave onde a pessoa para de suar, pode ter confusão mental e desmaios. O médico Agnaldo Píscopo, em entrevista à Folha de SP, recomenda, além de usar roupas adequadas e manter a hidratação, refrescar-se com água fria, especialmente na nuca e na cabeça.

Publicidade

Desde um incidente fatal em um show no ano passado, uma portaria do Ministério da Justiça estabelece que grandes eventos devem fornecer água gratuitamente, garantindo que todos os participantes possam se manter hidratados durante o Rock in Rio.

 

Publicidade

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.