Reiki: como surgiu a cura pelas mãos?

Saiba mais sobre a origem da técnica, o significado da palavra, e como foi passando de país para país até que conquistasse o mundo

Reiki
O que é o Reiki e como surgiu? Conheça a história da técnica – Canva Equipes/DragonImages

Hoje celebra-se o Dia do Reiki. Por isso, decidimos contar um pouquinho sobre como esta técnica surgiu e como ela foi sendo implementada ao longo dos anos. Veja mais:

Publicidade

O que significa Reiki?

Dependendo da tradução, Reiki significa energia vital, força vital ou energia espiritual. Se formos separar as sílabas, REI traduz-se por sabedoria divina, espírito e milagroso. Já KI significa energia vital, consciência, sopro de vida, gás. Sendo assim, segundo o portal Astrocentro,” é a prática terapêutica que admite um princípio vital, distinto a um só tempo da alma e do organismo, e que faz dele dependerem as ações orgânicas”. Vale lembrar que esta energia flui através dos Chakras.

A origem do Reiki

Quem criou o Reiki foi o japonês Mikao Usui, em 1922, em seu país de origem. Quando ainda era jovem, ele estudava o Kiko, uma técnica de cura que utiliza a energia vital da própria pessoa. Porém, ele estava insatisfeito, pois o procedimento deixava o usuário esgotado. Com isso, foi em busca de uma nova forma para curar, viajando pelo Japão, China e Europa Ocidental.

Quando ele estava praticando Isyu Guo – um treino budista que dura 21 dias feito através de meditação, oração e cânticos em jejum – encontrou-se pela primeira vez com o Reiki. Não sabe-se qual parte do treinamento ele estava, mas há rumores de que ele recebeu a lição através de uma meditação. Segundo as histórias, Usui teria entrado em contato com um ser superior que o ensinou a técnica, detalhes sobre a imposição de mãos e os símbolos. Ele também afirmava que conseguia passar a energia através de seu Chakra Coronário. Assim, conseguia canalizar a energia universal para restabelecer o equilíbrio natural, espiritual, físico e emocional.

Ensinamento passado de geração em geração

Usui não se importou de ensinar a técnica para outras pessoas. Muito pelo contrário. Em sua lápide, está escrito que ele teve dois mil alunos na escola em que abriu em Tóquio, a Usui Reiki Ryōhō Gakkai (Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui). Além de repassar o ensinamento, a instituição também serviu para comprovar a eficiência do Reiki. A base do Reiki ajudou os mestres a desenvolverem outras vertentes, como o Reiki Tibetano e o Reiki Xamânico.

Publicidade

Reiki no Brasil

Atualmente, a modalidade é respeitada e utilizada no mundo todo, inclusive no Brasil. Em janeiro de 2017, o SUS integrou a prática aos serviços oferecidos. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por sua vez faz uso da técnica para ajudar seus pacientes.

Publicidade