Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, foi a cidade mais bem colocada em um levantamento sobre a qualidade de vida dos 5,7 mil municípios do país. Diante deste dado, fica a pergunta: O que explica o desempenho do município que fica entre São Carlos e Araraquara?
Cidade com melhor qualidade de vida
Esse reconhecimento veio através do Índice de Progresso Social (IPS), uma ferramenta que mede a qualidade de vida dos habitantes com base em dados oficiais. Trata-se de uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. O município de Gavião Peixoto tem se destacado em diversas áreas.
Tornou-se um município independente em 27 de dezembro de 1995. Atualmente, tem uma população de cerca de 4.702 habitantes. A cidade é um exemplo de sucesso em políticas públicas e infraestrutura. Além disso, o município também investe em educação e saúde, pilares fundamentais para sustentar o crescimento pessoal e comunitário.
O índice de segurança, saúde e bem-estar destaca-se entre os principais indicadores. Assim, a cidade registra uma taxa de homicídios baixa, o que contribui significativamente para a sensação de segurança dos moradores.
São Paulo: 6ª melhor capital do país
Por fim, as capitais do Brasil também foram avaliadas no estudo. São Paulo ocupa a 6ª melhor posição (pontuação 68,79). Brasília (DF) é a primeira capital no ranking (71,25), seguida por Goiânia (GO), com 70,49, e por Belo Horizonte (MG), com pontuação de 69,62.