Você já parou para pensar de onde surgiram nossos costumes de Réveillon? Muitos deles vieram das religiões de matriz africana e, hoje, vamos te contar como nasceram três deles. Confira:
Qual o significado de pular sete ondas?
É difícil encontrar alguém que foi à praia no final do ano e nunca tenha pulado sete ondas. E este ritual originou-se na Umbanda. Na tradição, cada elevação da água representa um agradecimento ou desejo para o próximo ano. Já a quantidade tem relação às Sete Linhas da Umbanda, ou seja, os sete sentidos da vida ou os sete orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
O que significa vestir branco?
Outra mania que só se segue, mas não se explica é o vestir branco. E tudo começou nas religiões de matriz africana e, mais especificamente, com Oxalá, simbolizando paz e harmonia. Em entrevista ao G1, a Ialorixá Adna Santos – também conhecida como Mãe Baiana – explicou. “Quando você veste uma roupa branca, você também está buscando a paz. A pomba branca, que representa o Espírito Santo, na Igreja Católica, a Umbanda também usa esse símbolo. A gente busca a paz. Nós passamos a virada de ano com roupas brancas desejando e pedindo paz para todas as pessoas, para nós, nossa família, nossos amigos, até para os nossos inimigos”, detalhou.
De onde surgiu o banho de descarrego?
Por fim, provavelmente, alguém já disse para tomar um banho com sal grosso para mudar as energias, certo? Pois bem, o ritual também veio das crenças afro. “O banho de descarrego é justamente para isso, para descarregar, tirar, dispensar essas energias negativas. Às vezes chega uma pessoa na sua casa, no seu trabalho, no seu local de convivência, e essa pessoa conversa com você ali dois minutinhos, e quando ela sai, você começa a bocejar, abre a boca… Então isso é o quê? Alguma energia negativa essa pessoa estava, e aí automaticamente ela dividiu com você. Ela vai embora melhor e você fica com essa carga, que dá sono, o corpo fica mole. O banho de erva renova as forças, nossas energias”, concluiu Mãe Baiana.