Dia vai passar a ser de 25 horas? Entenda o que diz estudo

Os pesquisadores utilizaram um laser, instalado no Observatório de Wettzell, para acompanhar a rotação do nosso planeta, dessa forma, notaram que estão acontecendo pequenas variações neste movimento

25-horas
Segundo um estudo da Alemanha, a Terra está girando mais devagar e isso pode resultar em um dia de 25 horas de duração – Pexels/Skitterphoto

Segundo um estudo da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, a Terra está girando mais devagar e isso pode resultar em um dia de 25 horas de duração. Porém, tudo indica que este momento vai demorar muito para chegar, então não se anime ao pensar que você terá mais tempo de fazer seus compromissos ou dormir uma hora a mais. Entenda:

Publicidade

O estudo

Os pesquisadores utilizaram um laser, instalado no Observatório de Wettzell, para acompanhar a rotação do nosso planeta, dessa forma, notaram que estão acontecendo pequenas variações neste movimento. Assim, ao longo de milhares de ano, o dia poderia ter uma hora extra. E a grande duração de tempo é devido o fato de que, em duas semanas, a Terra modificou sua deslocação em seis seis milissegundos.

O que está causando esta mudança?

Os processos internos do planeta, tais quais a movimentação do núcleo líquido e das placas tectônicas e a interação gravitacional com a Lua, são os responsáveis por causar a possibilidade de um dia 25 horas acontecer. A NASA aponta que a Lua é extremamente importante para a estabilidade da rotação terrestre, assim como a desaceleração gradual, por exemplo. Em adição a isso, Instituto de Geofísica da Universidade do Texas chamou atenção para o fato de que o astro está se afastando 3,8 centímetros do nosso planeta por ano.

Como um dia de 25 horas pode afetar a Terra?

As consequências de um dia com 25 horas poderiam impactar os ritmos circadianos humanos, ou seja, nosso sono e o quão produtivos somos. Ademais, as marés também podem mudar, – já que o que comanda seu ritmo a interação entre Terra e Lua – assim como os padrões climáticos.

A próxima explosão solar está perto de acontecer?

Segundo um estudo publicado na revista ‘Science‘, a última explosão solar ocorreu há mais de 165 anos. Isso fez com que os cientistas passassem a estudar mais sobre o assunto para tentar descobrir se um evento do mesmo tipo pode estar próximo. Descubra:

De acordo com os pesquisadores, sim, um fenômeno solar intenso pode estar perto de acontecer. O superflare, como nomearam, é uma explosão solar energética de grande intensidade que pode afetar a vida na Terra. Isso porque ele libera até mil vezes mais energia do que uma versão mais comum da ocorrência. Clique aqui e leia a matéria completa.