Uma pacata vila de pescadores, teve que se adaptar para receber turistas de todo o mundo após a passagem de um ‘fenômeno’. Estamos falando de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. O município ganhou notoriedade mundial quando a atriz francesa Brigitte Bardot visitou a cidade nos anos 1960. A passagem de Bardot por lá mudou a vida dos seus moradores. Ela chegou ao Brasil para passar férias com o namorado marroquino-brasileiro Bob Zagury em 7 de janeiro de 64. Foi para a pacata cidade fugir do assédio de fotógrafos. Desde então, Búzios passou a ser conhecida como a “Saint Tropez brasileira”, encantando turistas com suas praias deslumbrantes e águas cristalinas.
A Atriz francesa Brigitte Bardot durante visita ao Rio de Janeiro, janeiro de 1964. ©AN pic.twitter.com/k2unrP3MBn
— Fotos de Fatos (@FotosDeFatos) June 6, 2021
Bardot transformou uma vila de pescadores em ‘point’ internacional
Arduino Colassanti, mergulhador e amigo de Zagury, revelou ao site O Globo como era a rotina de Bardot em Búzios. “Eu e Bob saíamos de manhã para fazer caça submarina e quando voltávamos com os peixes, ela cozinhava para a gente. A comida dela era muito boa. Ela era uma mulher simples, mas muito bonitinha”, lembra.
Até hoje, a passagem da atriz é lembrada: a Orla Bardot, além de levar o seu nome, abriga sua estátua, inspirada na foto de Denis Albanese, que era amigo de Zagury e passou um dia acompanhando a estrela. Muitos visitantes fazem questão de registrar o momento ‘ao lado’ da musa.
Munik na estátua da atriz Brigitte Bardot em Búzios ❤😍 pic.twitter.com/GvEzoUMG8m
— Baskonista ⚡️💐🎹 (@Baskonista84) April 23, 2016
Búzios hoje
Atualmente, o destino conta com um total de 23 praias que deixam os visitantes maravilhados. A infraestrutura turística constantemente aprimorada e a hospitalidade da região contribuem para que Búzios seja um local acolhedor e convidativo durante o ano inteiro.
Em termos de sustentabilidade, Búzios está comprometida com a integração de práticas ecológicas em seu desenvolvimento turístico. A cidade adota um modelo que busca harmonizar o crescimento econômico com a conservação ambiental, envolvendo a comunidade local nesse processo.