Ícone do site

Cidades do Rio Grande do Sul estão, majoritariamente, submersas; veja como ajudar

Published 04/05/2024
cidades-do-Rio-Grande-do-Sul

Veja como ajudar as cidades do Rio Grande do Sul - Gilvan Rocha/Agência Brasil

Diversas cidades do Rio Grande do Sul estão tomadas por muita água por causa dos efeitos da chuva desde o último final de semana de abril. Até agora, já foram 57 mortes, mais de 300 mil pessoas estão sem energia elétrica e mais de 800 mil estão sem abastecimento de água, segundo o SBT News, E, se você está procurando formas de ajudar, veja algumas informações abaixo:

PIX do governo de RS para doar

Para não correr risco de golpes e o dinheiro chegar ao destino certo, o governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações ‘SOS Rio Grande do Sul, através da chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado. De acordo com a ‘GHZ’, “Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul”.

Para doar roupas ou mantimentos

Se quiser doar roupas e/ou mantimentos, confira as informações disponibilizadas pelo SBT News:

Para doações de sangue

O SBT News também contou como ajudar doando sangue:

Para doar sangue, a Secretaria da Saúde gaúcha pede que o interessado se dirija ao hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, na avenida Bento Gonçalves, 3722, no Partenon, em Porto Alegre, para ajudar no abastecimento do estoque de sangue para ajudar as vítimas mais graves das chuvas. Há urgência para todos os tipos de sangue e os doadores devem seguir as orientações de segurança em alagamentos e inundações.

Para se voluntariar

E ainda divulgou uma forma de ser voluntário para ajudar:

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul abriu inscrições para um banco de voluntários que possam atuar nas cidades afetadas pela chuva. Para isso, basta o interessado indicar a área de interesse e a carga horária disponível no site aberto pelo governo gaúcho. Os convocados poderão ajudar em hospitais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde. A inscrição não garante convocação automática e não gera vínculo empregatício com o Estado. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site da secretaria no endereço https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais/

Sair da versão mobile