Publicidade

Alinhamento planetário será visível do Brasil neste sábado; saiba mais

O fenômeno poderá ser visto na madrugada deste sábado (29) sem a necessidade de binóculo ou equipamentos especiais

alinhamento-planetario
Alinhamento planetário deste sábado será visível do Brasil – Canva

Neste sábado (29) será possível observar a olho nu no céu do Brasil o alinhamento planetário. O fenômeno poderá ser visto na madrugada sem a necessidade de binóculo ou equipamentos especiais, em algumas ocasiões. Assim, será possível observar Saturno, a LuaMarte e Júpiter formando uma linha reta.

Publicidade

Desta forma, a chamada ‘conjunção’ será visível tanto do hemisfério norte como do hemisfério sul.

Alinhamento planetário

Em relato à CNN, Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, afirma que o melhor horário para observar os planetas formando esta “linha” no céu com a Lua será pouco antes do nascer do Sol.

“A observação da conjunção de todos eles juntos deve ser [feita] a olho nu, pois os astros estarão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo. Se tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizar com ampliação”, explicou Langhi ao canal de notícias.

Próximo alinhamento

O próximo alinhamento planetário ocorrerá ainda este ano, no dia 28 de agosto. Assim, um total de seis planetas  (Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno) estarão alinhados no céu.

Publicidade

Contudo,  Mercúrio estará mais próximo do horizonte e será mais difícil de ser observado. NO entanto, para ver Netuno e Urano,será necessário um telescópio.

Por fim, o ‘amarelado’ Saturno estará visível no céu no final da noite e será visível a olho nu na constelação de Aquário.

Publicidade