Publicidade

Você sabia? Metade do planeta permanece sem influência humana significativa, diz pesquisa

Um estudo recente concluiu que quase metade da terra permanece praticamente intacta

O estudo concluiu que quase metade da terra está preservada – Pixabay

Uma equipe de pesquisadores liderada pela National Geographic Society e pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificou por meio de um estudo que quase metade da Terra permanece intacta, sem influências significativas por humanos. 

Publicidade

Entre os lugares mais preservados estão os amplos trechos de florestas e tundras boreais no norte da Ásia e na América do Norte e vastos desertos como o Saara na África e o interior australiano. 

O líder do estudo, Jason Riggio, destacou que uma região com baixa influência humana não necessariamente exclui a presença humana e trabalhos sustentáveis para a sobrevivência, mas sim um equilíbrio que mantenha a natureza do local protegida. 

+ VEJA TAMBÉM: Veja 7 cantinhos ‘escondidos’ no Brasil para viajar depois que a pandemia passar

Os cientistas que participaram da pesquisa chegaram a conclusão de que 15% da superfície terrestre e 10% dos oceanos estão intactos e protegidos. Os estudiosos chegaram neste resultado depois de comparar quatro mapas globais atuais que exibe a conversão de terras naturais em terras para uso antropogênicos. 

Publicidade

A conclusão encorajadora deste estudo é que, se agirmos rápida e decisivamente, haverá uma janela fina na qual ainda podemos conservar aproximadamente metade das terras da Terra em um estado relativamente intacto“, disse Riggio. 

O estudo publicado no jornal Global Change Biology no último dia 05 de junho ilustra bem a importância da conservação de áreas naturais, especialmente em tempos propensos as pandemias como a do novo coronavírus. 

Um risco para doenças como o COVID-19 pode ser reduzido interrompendo o comércio e a venda de animais silvestres e minimizando a intrusão humana em áreas selvagens“, completou o co-autor do estudo Andrew Jacobson

Publicidade
Um estudo concluiu que quase metade da terra permanece intacta
Riggio et. al/UC Davis