comportamento   / Você precisa tentar

Você já provou alho pelos pés? Sim, é possível! Neurocientista explica como o processo acontece

Sentir o gosto de um alimento através do pé? Como assim? Neurocientista Fabiano de Abreu mostra o porquê conseguimos sentir o gosto do alho através desta parte do corpo

BONS FLUIDOS Publicado quarta 21 julho, 2021

Sentir o gosto de um alimento através do pé? Como assim? Neurocientista Fabiano de Abreu mostra o porquê conseguimos sentir o gosto do alho através desta parte do corpo
É possível sentir o gosto do alho na boca apenas colocando o produto nos pés... Você sabia? - Freepik/ evening_tao

O ser humano é repleto de curiosidades e novidades. Você sabia que uma delas é que é possível sentir o sabor do alho através dos pés? Sim, é possível! O PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu explica como isso é possível.

+++ Bebida romântica! Aprenda esta simpatia com vinho para 'aquecer' a relação entre você e seu par

Mas, antes de sair pisando no primeiro alho que estiver à sua frente, faça o seguinte procedimento:

Pegue um dente de alho e o separe em partes.

Em seguida, coloque-o em um saco de lixo.

Depois, ponha os pés no saco.

Aí acontece a “mágica”, conta Fabiano: “Mantenha os alhos cortados nos pés descalços embrulhados por saco e amarrados no tornozelo para que o cheiro não chegue nas narinas, esfregue os pés, dedos dos pés nos alhos cortados e aguarde para sentir o sabor”.

Mas o que explica isso?

O neurocientista explica que “as moléculas relacionadas ao cheiro do alho, chamadas alicinas, que têm função hipotensora ajudando a melhorar a pressão arterial, têm uma fórmula molecular que facilita a penetração na pele. Elas entram na corrente sanguínea e chegam nas células gustativas presentes na língua”.

Além disso, “o cérebro combina a contribuição do paladar e do olfato para criar a sensação de sabor multimodal. Células de sabor respondem a moléculas odoríferas. Por isso, sentimos o gosto do alho ao tocá-los com os pés abafados, para o odor não atrapalhar a sensação”, destaca Fabiano.

Gostou da experiência? Ela já foi tema de artigo científico, como pode-se ver acessar aqui.

Último acesso: 24 Jul 2021 - 04:53:51 (1045393).