comportamento   / A Garota Afegã

Veja como está a garota afegã 35 anos após uma das fotos mais famosas do mundo

Sharbat Gula chamou a atenção do mundo aos 12 anos após ser fotografada em uma escola improvisada para refugiados no Paquistão

Bons Fluidos Publicado sexta 10 julho, 2020

Sharbat Gula chamou a atenção do mundo aos 12 anos após ser fotografada em uma escola improvisada para refugiados no Paquistão
Sharbat Gula virou símbolo da luta dos refugiados após a foto incônica - Reprodução/ STEVE MCCURRY

O olhar penetrante de Sharbat Gula ficou conhecido em todo o mundo após o fotógrafo Steve McCurry registrar em um campo de refugiados no Paquistão, o clique de uma jovem que foi nomeada apenas de 'A garota Afegã' e se popularizou em todo o mundo após virar capa da revista norte-americana National Geographic em 1985. 

A menina de 12 anos, que nunca tinha visto uma câmera até então, era uma refugiada afegã que viajou durante semanas com sua avó e quatro irmãos por vários campos de refugiados após seus pais serem mortos em um ataque aéreo soviético, contou McCurry ao site NPR. 

Em 2002, 17 anos após a foto, o fotógrafo responsável pelo clique reencontrou Sharbat no Paquistão e conheceu sua história mais afundo. "Para uma jovem que não era apenas refugiada, mas uma órfã, uma espécie de anonima – ela realmente caiu entre as fendas da sociedade lá", disse ele na época. 

Em 2017, a BBC Internacional procurou-a e revelou que Gula viveu 35 anos no Paquistão, mas foi presa e deportada em 2016 sob a acusação de obter ilegalmente documentos de identidade - o Paquistão proíbe que estrangeiros tenham documentos de identidade. 

Hoje, a mulher vive em seu país natal, no Afeganistão, com seus quatro filhos e contou à BBC que durante anos não sabia sobre a popularidade de sua foto: "Meu irmão me mostrou a foto e eu me reconheci. Fiquei surpresa porque não gostava da mídia e de tirar fotos quando era criança. Fiquei um pouco preocupada com a publicidade em torno da foto, mas quando soube que fui a causa pela qual muita gente ajudou e apoiou os refugiados, eu fiquei feliz". 

Sharbat Gula, a 'garota afegã', viveu uma vida difícil
Reprodução/ COURTESY ADMINISTRATIVE OFFICE OF THE PRESIDENT (AOP)
Shabat Gula, a 'garota afegã', viveu uma vida difícil
Reprodução/ COURTESY ADMINISTRATIVE OFFICE OF THE PRESIDENT (AOP)

Último acesso: 09 Aug 2020 - 09:06:31 (1043046).