comportamento   / Coronavírus

Tecnologia: celulares enviam alertas avisando se há alguém com Covid-19 por perto nos Estados Unidos

Aplicativo permite que americanos saibam se passaram próximo de alguém contaminado pela Covid-19

Bons Fluidos Publicado sexta 27 novembro, 2020

Aplicativo permite que americanos saibam se passaram próximo de alguém contaminado pela Covid-19
Aplicativo permite que americanos saibam se passaram próximo de alguém contaminado pela Covid-19 - Pexels

A segunda onda do novo coronavírus tem preocupado países de todo o mundo e incentivado cada vez mais movimentações em torno de alternativas que minimizem os danos provocados pela pandemia. 

As autoridades de saúde dos Estados Unidos decidiram usar a tecnologia em prol desta corrida contra o vírus e têm usado as funções presentes nos telefones celulares da Apple e Google para alertar a população sobre a proximidade de alguém contaminado pela Covid-19.

+ VEJA TAMBÉM: Elmo: capacete criado no Ceará reduz em 60% necessidade de internação em leitos de UTI

Os alertas vêm por meio de aplicativos do departamento de saúde estadual que usam a tecnologia Bluetooth para detectar quando alguém (ou mais precisamente, seu telefone) esteve em contato próximo com o telefone de uma pessoa infectada.

A tecnologia não permite que pessoas se protejam da Covid-19, mas ajuda a informar se alguém foi exposto ao vírus. Como consequência, os indivíduos que estão cientes sobre uma possível contaminação, tomarão precaução para evitar que outras pessoas sejam infectadas. 

+ VEJA TAMBÉM: Adeus, máscara? Designer cria capacete futurístico que protege da Covid-19, oferece ar filtrado e facilita a comunicação

Para utilizar o app, os norte-americanos precisam baixar o aplicativo de notificação Covid-19 de seu estado e ativar o Bluetooth para que o sistema consiga rastrear potenciais contaminados por perto. 

 

Último acesso: 16 Jan 2021 - 11:13:43 (1043884).