Start up cria bife à base de plantas em impressora 3D e produto deve chegar ao Brasil em dois anos

A "carne" se assemelha com a animal na aparência e no gosto

Bons Fluidos Publicado sexta 3 julho, 2020

A
A carne feita em uma impressora 3D se parece muito com a carne animal - Reprodução/ Instagram/ @redefinemeat

Para atender uma fatia da população que só cresce, uma empresa israelense teve uma ideia inusitada que promete incrementar o universo dos produtos de pessoas que abdicaram do consumo de carne animal, mas estão em busca de substitutos para este alimento. 

A Start Up Redefine Meat lançou uma impressora 3D capaz de produzir "carnes" feitas à base de plantas que se assemelha tanto na aparência quanto no gosto com a carne de vaca. 

"Você precisa de uma impressora 3D para imitar a estrutura do músculo do animal", comentou Eshchar Ben-Shitrit, presidente-executivo da start up fundada em 2018, à Reuters. 

+ VEJA TAMBÉM: Capsula Mundi: conheça o projeto ousado que quer transformar corpos em árvores e cemitérios em florestas

O processo de impressão da "carne" chama atenção e o resultado impressiona por conta da semelhança com a versão animal. Segundo a empresa, as máquinas conseguem imprimir 20 quilos por hora e o custo para produzi-la é menor do que a carne verdadeira. 

Antes de abrir para o mercado internacional, o produto será testado em restaurantes de luxo em Tel Aviv e depois lançar as impressoras para venda em escala industrial para distribuidores de carne.

Esta não é a primeira vez que empresas procuram alternativas para substituir a carne animal, no entanto, segundo Stacy Pyett, gerente do programa Proteins for Live, novas tecnologias não garantem o sabor da carne, mas competem no quesito textura. 

Não é a toa que a invenção foi criada em Israel; o país é conhecido como o mais vegano do mundo, com cerca de 5% da população que não consome nada de origem animal e com mais de 400 restaurantes para veganos, inclusive famosas redes de fast food se adaptaram a clientela local com produtos "amigos dos veganos". 

Último acesso: 09 Aug 2020 - 07:33:02 (1042998).