Quem aí nunca sofreu com um cravo ou espinha indesejada, que atire a primeira pedra.
A acne chega a ser considerada por muitos dermatologistas uma doença que conta com diferentes graus (que vão do grau I ao grau III) e que, de uma maneira geral, provoca a obstrução das glândulas de gordura da pele, formando as famosas e indesejadas erupções cutâneas.
+ VEJA: Seja uma pessoa matinal! 12 hábitos para ensinar seu corpo a acordar cedo sem sofrimento
+ VEJA: Assim como as folhas caem no outono, seus fios podem cair mais na estação; saiba o que fazer
A adolescência, um desregulamento hormonal e o consumo de alimentos gordurosos, como o chocolate, por exemplo, são alguns dos grandes e conhecidos causadores da acne. Mas não podemos deixar de nos atentar aos pequenos detalhes do dia a dia que também podem influenciar no aparecimento de espinhas.
Pensando nisso, separamos hoje três práticas incomuns que facilitam o aparecimento de espinhas e você provavelmente não sabia:
USO RECORRENTE DE MÁSCARAS
Com a chegada da pandemia do coronavírus, o uso de máscaras de proteção, principalmente em locais públicos, se tornou indispensável. Uma das consequências de seu uso recorrente, porém, é o possível aparecimento de espinhas. Isso ocorre porquê a própria máscara abafa o rosto, não deixando a pele respirar adequadamente.
Como deixar a máscara de lado não é nem deve ser uma opção, o ideal é que, se você precisar sair, leve mais de uma máscara consigo e vá trocando durante o dia. Lembre-se de não reutilizar as máscaras usadas inadequadamente. Jogue no lixo as descartáveis e lave sempre as de pano.
SUAS E NÃO LIMPAR A PELE LOGO EM SEGUIDA
Quando nos exercitamos, seja na academia, ao ar livre ou mesmo em casa, o suor, por mínimo que seja, nos acompanha. Ele, por sua vez, faz com que o corpo aumente a produção de oleosidade, que somada às bactérias e poluição presentes no ar, causa a acne. Por isso, logo após os treinos, faça questão de limpar o seu rosto.
LIMPAR A PELE VÁRIAS VEZES POR DIA
Sim, é isso mesmo que você leu! Limpar demais o rosto e retirar não apenas o excesso de oleosidade, mas toda a proteção da pele pode causar, sim, acne. Isso é chamado de “efeito rebote”. Em outras palavras, nossa pele necessita de um mínimo de oleosidade para se proteger. Quando tiramos isso, lavando a pele várias vezes por dia ou mesmo usando produtos demasiadamente fortes e inadequados para o nosso tipo de pele, estamos, na verdade, prejudicando-a. Consulte um dermatologista para saber qual sabonete usar e estipule uma rotina de skincare.