Publicidade
Secou? Jardineira explica porquê suas plantas suas plantas ficam com aspecto de ”queimadas”; confira 6 motivos – YouTube / Canal ‘Minhas Plantas’

Quem nunca teve uma plantinha que começou a ficar com as folhas mais escuras e com aquele conhecido aspecto de “queimado”, ou seja, com determinadas partes amareladas, esbranquiçadas ou amarronzadas e quebradiças?

Publicidade

A especialista em jardinagem Carol Costa, dona do canal ‘Minhas Plantas’, no YouTube, compartilhou com seus espectadores alguns motivos que podem ser os responsáveis por secar suas plantas, sejam elas finas, carnudas, grandes, pequenas, ou cultivadas em vasos, jardins, canteiros, etc.

+ VEJA: Não descarte! Reutilize as cascas de limão e faça um desinfetante caseiro super perfumado

O ideal é que você observe a cena em que sua espécie está inserida e, a partir disso, resolver o problema. Confira os fatores apontados por Carol:

AR SECO

Publicidade

É provável que isso ocorra em um cômodo com ar condicionado, em um local com pouca umidade, ou ainda em um ambiente que receba fortes rajadas de vento. O ideal nesses casos, para evitar que suas plantas “queimem”, é além da rega, que você pulverize as folhas, principalmente as espécies com folhas largas, como as Ravenalas, também conhecidas como Árvores-do-viajante.

LUZ SOLAR

A falta ou o excesso de luz solar pode vir a ser um problema, porém, teoricamente, fácil de resolver, pois, se sua planta não recebe sol e está “queimando”, talvez seja o momento de oferecer luz solar direta. O mesmo ocorre ao contrário. Se a planta vem secando no sol, providencie mais sombra. Lembrando que, de uma maneira geral, o sol da manhã e o do final da tarde são os melhores para as plantas. Evite o sol do meio-dia.

Publicidade

ADUBAÇÃO

São poucos os que realmente sabem adubar uma planta. Porém, este motivo entra para a lista de Carol como um possível responsável pela “queima” das folhas. Um sinal para ver que suas plantas estão precisando de uma adubação é conferir se as folhas estão “molengas” e enroladas. Se sim, não espere o pior. Pesquise sobre a espécie quem tem em casa, qual o melhor tipo de adubação para essa planta e como fazer.

+ VEJA: Não jogue o caroço fora! Aprenda a fazer brotar a semente de abacate e cultive dentro de casa

Publicidade

DOENÇAS FÚNGICAS

O quarto motivo são doenças fúngicas. Carol aponta que, nesses casos, não adianta você tirar apenas a folha com aspecto seco, pois o fungo não está na folha, mas, sim, na planta. Neste caso, você pode combinar uma adubação calda fungicida, por exemplo.

QUANTIDADE DE ÁGUA

Publicidade

Principalmente em lugares com pouca luz e pouco calor, o excesso de água pode tornar o ambiente da planta propício para a disseminação de fungos e bactérias. Para isso, o ideal é que você cultive suas espécies em vasos com furos e sempre faça o teste do “dedômetro”, ou seja, ponha o dedo no substrato e, caso ele esteja seco, ponha mais água. Do contrário, muito molhado, espere para regar.

VASO APERTADO

Não há erro. Sabe quando você olha um vaso e percebe que o tamanho dele está um tanto quanto pequeno para o tamanho da espécie? Sim, esse pode ser um dos motivos que ocasiona folhas secas e “queimadas”. Transfira sua planta para um vaso maior e fique atento aos cuidados como substrato adequado para aquele tipo de planta, adubação e rega.

Assista ao vídeo: