Você se considera uma pessoa chorona? Se sim, não fique mal por isso, pois, segundo estudos, chorar faz bem para nosso corpo. Saiba mais:
Chorar ajuda a desestressar
Há alguns estudos sobre o assunto, mas o mais recente deles é do mestre das lágrimas. É assim que é chamado Hidefumi Yoshida, que viaja pelo Japão com frequência para ensinar as pessoas a induzirem as lágrimas com facilidade. Ele afirma que “chorar é mais eficiente do que rir ou dormir para reduzir o estresse. Se você chorar uma vez por semana, pode viver uma vida sem estresse”.
Ademais, ele aponta que chorar estimula a atividade nervosa parassintética, abaixa a frequência cardíaca e também acalma a mente. E ele não é o único que acredita nos benefícios. Isso porque William Frey, um médico, em 1981, fez a primeira pesquisa sobre o assunto e descobriu que se emocionar libera endorfinas e faz com que a pessoa fique feliz e sinta um tremendo bem-estar.
Já em 2008, pesquisadores comprovaram, através de uma análise com com três mil voluntários, que chorar faz as pessoas se sentirem melhor em situações difíceis, sendo assim, é uma ferramenta terapêutica poderosa.
O que significa chorar vendo filmes?
Você é do tipo de pessoa que chora em qualquer cena mais emocionante? Se sim, e nunca entendeu porque isso acontece, resolvemos te contar o que significa chorar vendo filmes. Entenda:
Liberar emoções: Segundo a psicóloga Mansi Poddar, se emocionar assistindo a filmes ajuda a liberar certas emoções e processar alguns sentimentos. E, diferente do que algumas pessoas pensam, não tem nada a ver com ser ou não fraco emocionalmente.
Em contato consigo: A profissional também explica que o choro vem fácil quando estamos em contato com nosso mundo interior e nossas emoções, e é por isso que conseguimos acessar esses sentimentos tão facilmente.
Identificação: A psicóloga Sherene Aftab afirma que a identificação tem grande responsabilidade na vontade de chorar enquanto acompanha uma história. E não somente com o que é mostrado, mas de que forma a narrativa é colocada, como o contexto socioeconômico, o local e a construção social.