comportamento   / O corpo agradece

Saúde em dia! 7 exercícios laborais que fazem bem para seu corpo e para sua mente

Mestre em fisiologia do exercício, Bianca Vilela elenca práticas que tornarão o trabalho em casa muito mais saudável

Bianca Vilela para Bons Fluidos Publicado quinta 26 novembro, 2020

Mestre em fisiologia do exercício, Bianca Vilela elenca práticas que tornarão o trabalho em casa muito mais saudável
Bianca Vilela ensina exercícios que deixam o home office mais saudável para o corpo e a mente - Divulgação

Durante toda minha trajetória profissional, mais de 15 anos trabalhando com ergonomia em grandes empresas, pude entender o que realmente funciona! Para mudar uma cultura precisamos oferecer programas de saúde que realmente apresentem resultados!

Se todos os atletas, antes de entrar em campo, fazem a devida preparação, então por que nós que trabalhamos sentados por pelo menos 9 horas por dia não devemos estar preparados?

Certamente os exercícios laborais, podem e devem ser realizados em três etapas do dia:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1️. EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO:
Como o próprio nome já diz, servem para aquecer os músculos e articulações e devem ser realizados no início do turno.

São eles:

Exercícios para o home office

Exercícios para o home office

2️. EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS:
Sim, eles são os meus preferidos! Eles reduzem consideravelmente o número de lesões relacionadas ao trabalho. Devem ser feitos no meio da jornada (após o almoço, por exemplo).

Exercícios para o home office

Exercícios para o home office

3️. EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO:
Eles irão promover melhor alongamento e relaxamento dos músculos. Ideal para serem realizados no final da jornada de trabalho.
Exercícios para o home office

Ou seja, implementar um programa eficaz de ginástica funcional, com o portfólio correto de exercícios, fará toda diferença no resultado da empresa e na vida dos funcionários. Como próprio nome já diz, estes exercícios compensam as articulações e os músculos da forma assertiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer um exemplo prático? Temos a tendência de olhar muito para baixo (computadores e celulares), então que tal olhar para cima por 15 vezes logo após o almoço? Pode apostar que se isso se tornar um hábito, as dores cervicais poderão ser diminuídas.

Pausas

Muitas pessoas se acostumam com o trabalho extenuante de se manter na posição sentada por longas horas, de forma ininterrupta. Mas saiba que é fundamental a cada hora você se movimentar. 

Existe uma regra pra isso: a cada 50 minutos trabalhado na posição sentada, você deve ficar 10 minutos em pé. Aproveite esses 10 minutos para fazer ligações, ir até o toalete, fazer um chá, tomar água, ou até mesmo fazer uma vídeo conferência com sua equipe.

Exercícios para o home office

Aproveite para sempre movimentar seus pés!

Devo mencionar que existem pessoas que trabalham na posição em pé e a mesma regra vale para estes profissionais: a cada 50 minutos em pé, procure compensar 10 minutos na posição sentada.

Inclua exercícios e pausas em sua rotina e torne seu dia muito mais leve.


BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Aborda temas como: saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial

 

Último acesso: 21 Jun 2021 - 22:45:17 (1043874).