Publicidade

Saiba porquê temos a sensação de queda e damos pulinhos na cama quando estamos prestes a dormir

Veja o que a ciência sabe sobre o este fenômeno e entenda o que pode estar desencadeando

Saiba como acontece e porquê acontece este fenômeno – Pexels

Você já teve a sensação de que estava caindo de uma altura considerável e deu um pulo repentino na cama durante os primeiros minutos de sono? Se sim, você não está sozinho!

Publicidade

Muitos de nós já vivenciamos, ou ainda vamos vivenciar em algum momento da vida esta situação inusitada durante o sono e embora ele aconteça com frequência para algumas pessoas, na maioria das vezes, gera desconforto em um momento que deveria ser de relaxamento. 

+ VEJA TAMBÉM: Saiba porquê a Serra do Roncador, no MT, é um dos lugares mais misteriosos do país

Este fenômeno, rodeado de mitos populares, intriga todas as vezes que acontece mas já é um velho conhecido da ciência, que deu o nome de “espasmo hípnico” para a sensação de cair enquanto estamos na cama. 

O que realmente são estes espasmos?

Publicidade

Antes de entender a forma biológica como acontecem os espasmos hípnicos vale destacar que não se trata de um problema de saúde e na maioria dos casos, não exige um tratamento. Trata-se apenas de um fenômeno natural, bastante comum, que qualquer pessoa, saudável ou não, pode experienciar. 

Sabe-se que os espasmos hípnicos se caracterizam pela contração repentina dos músculos do corpo, no entanto, para os cientistas ainda não está claro por que eles ocorrem. Pesquisas sobre esse fenômeno do sono ainda são limitadas, mas há algumas teorias que buscam entender as causas. 

+ VEJA TAMBÉM: Consumo exagerado de álcool atrai consequências espirituais sombrias; conheça seus efeitos no mundo energético

Publicidade

A principal teoria que explica a causa para este fenômeno é a resposta fisiológica do corpo a hábitos como:

  • Ingestão de cafeína antes de dormir
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Estresse